Delta Air Lines é agora a 2ª maior companhia aérea dos EUA por tráfego de passageiros, uma classificação comum de acordo com o tamanho das transportadoras, segundo noticiou a Bloomberg no dia 12 de Janeiro. A Delta ultrapassou a United Airlines em 2015 pela primeira vez desde que a United se fundiu com a Continental Airlines em 2012.
A Delta registou 209.6 mil milhões de receitas em milhas de passageiros, um critério da indústria da aviação que calcula o tráfego multiplicando o número de passageiros pela distância voada. A United Airlines registou 208.6 mil milhões de receitas em milhas, disse a empresa num comunicado na segunda-feira.
A American Airlines continua a ser a companhia aérea com mais tráfego depois de anunciar que voou 223 mil milhões de receita em milhas de passageiros em 2015, de acordo com a Travel Weekly.
Assim de acordo com os últimos dados conhecidos, a classificação das 3 maiores companhias aéreas dos Estados Unidos em tráfego fica assim ordenada (em mil milhões de milhas):
- American Airlines 223;
- Delta Air Lines 209.6;
- United 208.6.
Adam Hackel, analista associado da Sterne Agee CRT, disse à Bloomberg: “A realidade é que, a Delta oferece melhor serviço e um melhor produto do que a United. O meu primeiro pensamento foi, provavelmente, as pessoas preferem efectuar voos com a Delta actualmente”.
O crescimento da Delta Air Lines no estrangeiro pode ter dado uma vantagem, disse recentemente Raymond James, analista da Financial Savanthi à Bloomberg. Desde que o tráfego é calculado em função da distância do voo, o crescimento no exterior pode incrementar a posição de uma companhia aérea. Isto é, os voos transatlânticos começam a ter maior peso no calculo do tráfego.