Crise na Catalunha faz descer 22% as reservas e 27% no lucro dos hotéis

Tossa del Mar na Costa Brava (Catalunha)A confusão política sobre a declaração de independência da Catalunha resultou numa queda de 22% nas reservas aéreas na região e provavelmente terá um efeito mais alargado no resto de Espanha. O aviso vem do analista de dados ForwardKeys, que ajuda a prever futuras viagens, analisando milhões de reservas de voos todos os dias.

Os dados preliminares da STR também mostram que os hotéis em Barcelona sofreram um desempenho substancial negativo após o dia 1 de Outubro, dia do Referendo da independência da Catalunha. A receita por quarto disponível (RevPAR) na região caiu consideravelmente durante os primeiros cinco dias após o referendo, com o declínio anual mais acentuado (-27.5%) a registar-se no dia 4 de Outubro.

A ForwardKeys mostra uma queda das reservas aéreas internacionais para a região da Catalunha em quase um quarto entre 1 de Outubro e 25 de Outubro de 2017, em comparação com as datas equivalentes do ano passado.

De acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo, o sector de viagens representa mais de 14% do PIB da Catalunha. A região no nordeste da Espanha, abrange importantes zonas turísticas, incluindo a Costa Brava, Girona e Barcelona, bem como as montanhas dos Pirenéus.

Antes de Outubro, o desempenho no mercado hoteleiro foi forte apesar do ataque terrorista de 18 de gosto e dos protestos em curso que levaram ao referendo. Barcelona atingiu o seu nível RevPAR mais alto para o mês de Agosto (146.11 euros) e Setembro (140.40 euros), com aumentos de dois dígitos em comparação com os mesmos dois meses em 2016.

Os níveis de ocupação caíram durante seis dos sete dias após o ataque de 18 de Agosto, mas rapidamente recuperaram a partir de 26 de Agosto. Os analistas do STR observaram que o desempenho dos hotéis em Agosto foi elevado substancialmente pelo Congresso da ESC (26 a 30 de Agosto), o maior congresso cardiovascular do mundo, que normalmente hospeda cerca de 30 mil participantes. O sub-mercado Sants-Montjuic, que abriga inclui hotéis perto do centro de exposições, registou um aumento de 17.6% no ADR durante o período de 1 de Agosto a 16 de Outubro e foi o único sub-mercado em Barcelona a registar um aumento na ocupação (+0.4%) para esse intervalo de datas.

Publicado em Hotéis nos temas .