Consórcio Canadiano compra aeroporto Londres City por £2 mil milhões

3 empresas que compraram aeroporto Londres CityUm consórcio liderado pelo Canadá comprou o Aeroporto Londres City por 2 mil milhões de Libras. O consórcio integra a Gestora de Infra-estruturas da Autoridade de Investimento do Kuwait (KIA), as empresas canadianas Borealis e a AIMco (Alberta Investment Management Corporation).

Os vencidos do concurso foram:

  • Grupo chinês de aviação HNA (que quer ficar com uma participação na TAP);
  • Grupo canadiano rival liderado pelo fundo de pensões PSP Investments.

No entanto, a venda tem provocado críticas da British Airways, com o CEO Willie Walsh, advertindo que, se os novos proprietários tentarem aumentar as taxas aeroportuárias para as companhias aéreas, retiraria a maior parte dose seus serviços do aeroporto.

O aeroporto Londres City foi vendido pela Global Infrastructure Partners, que pagou cerca de 750 milhões de Libras pela infraestrutura das Docklands em 2006.

Nos últimos 10 anos, o número de passageiros quase duplicou atingindo mais de quatro milhões. O aeroporto trava neste momento uma batalha legal que propõe um projecto de £200 milhões que irá aumentar o número de passageiros para seis milhões até 2023. Estes planos têm sido bloqueados pelo Mayor de Londres (Boris Johnson) devido a preocupações com a poluição sonora.

Publicado em Notícias nos temas , .