Categorias: Destinos

Chineses representaram 10% dos turistas em África durante 2016

A chegada maciça de turistas chineses a África nos últimos anos tem feito noticia, e por todas as razões possíveis. Após sete anos consecutivos de crescimento anual de dois dígitos nas despesas, a China continua a liderar as viagens globais, chegando a uma valor de 261 mil milhões de dólares de despesas de viajantes chineses em 2016, um crescimento de 12% desde 2012. Aproximadamente 135 milhões de turistas estrangeiros chineses viajaram em 2016, dos quais 10% tiveram como destino África, bem acima dos 3% em 2008.

No final do primeiro trimestre de 2016, o PIB da economia chinesa atingiu cerca de US$ 11.3 trilhões, a segunda maior do mundo, logo após os EUA, com cerca de US$ 17 trilhões. No entanto, enquanto os EUA vão continuar a ser os primeiros durante os próximos anos, espera-se que em termos de gastos e investimento no turismo, bem como no PIB total de viagens e turismo, a China ultrapasse o gigante mundial em 2027.

De acordo com Josephine Wawira, Assistente de Relações Internacionais da Jumia Travel em África, vários dados mostraram que os turistas chineses gastam uma média de 40% a mais em relação aos seus homólogos europeus e americanos.

“A nova geração chinesa com elevados conhecimentos tecnológicos e aventureiros têm um poder de compra relativamente alto e estão a alimentar o crescimento do turismo global, na medida que buscam novas experiências”, afirma um relatório da Carat & Jing Travel sobre o que está a influenciar os millennials chineses. Outros factores incluem a facilidade de viajar após a introdução de voos directos entre a China e vários países africanos, como a África do Sul, Etiópia e Quénia; que de acordo com o Conselho de Turismo do Quénia (KTB) constatou um enorme boom de visitantes, 100.000 turistas chineses em 2016. Restrições de vistos menos rigorosas para viajantes chineses para países como Marrocos e Tunísia também têm trazido uma grande vantagem para o aumento das chegadas.

Se os destinos infinitamente deslumbrantes, os safaris selvagens, o clima confortável para escapar das ondas de calor maciças na China são tudo atractivos em África, este continente pode esperar a continuação do aumento das chegadas de turistas oriundos deste país asiático, nos próximos anos.

Partilhar
Etiquetas: africaturismo

Artigos Recentes

Nobu Hotels de Robert de Niro vai abrir hotel em Lisboa

O grupo hoteleiro Nobu Hotels anunciou que irá abrir o seu primeiro hotel em Portugal na Avenida da Liberdade em…

22/05/2023

easyJet abre rota entre Lisboa e Glasgow com dois voos por semana

A easyJet, vai adicionar onze novas rotas à sua rede no Reino Unido para o calendário de Verão IATA de…

06/03/2023

Passatempo Advento de Natal da Agência Abreu

A Agência Abreu está a organizar um passatempo na sua página oficial do Instagram para quem tem planos para viajar…

29/12/2022

Ryanair vai ter nova rota entre o Porto e Shannon na Irlanda

A low cost Ryanair apresentou 2 novos serviços para a região do Mediterrâneo a partir do Aeroporto de Shannon: Nápoles…

28/11/2022

Madeira volta a ter voos diretos para Nova Iorque desde o Funchal

A ilha da Madeira vai voltar a ter voos diretos para Nova Iorque a partir do Funchal. Com um tempo…

20/09/2022

easyJet soma mais 21 rotas e fica 2ª maior companhia aérea em Lisboa

A easyJet vai colocar mais três Airbus A321neo, o maior avião da companhia aérea low cost, na sua base em…

28/07/2022