A Carnival Corporation apresentou o projecto do seu 2º terminal de cruzeiros no Porto de Barcelona – que será o mais novo terminal de cruzeiros de passageiros da Europa quando for inaugurado em 2018. O terminal foi projectado para acomodar a classe de cruzeiros ecológicos da nova geração da Carnival Corporation, cujos navios serão totalmente operados por gás natural liquefeito (GNL), o combustível fóssil mais limpo do mundo.
Como parte de um acordo assinado em Julho de 2015, a Carnival Corporation vai construir e operar o novo terminal de 12.500 metros quadrados. A empresa está a investir mais de 30 milhões de euros nesta estação de última geração, que em conjunto com o seu actual terminal no porto representa o seu maior investimento combinado na Europa.
Projectado pela empresa de arquitectura catalã Battle I Roig, os planos para o próximo terminal de cruzeiros da companhia reflectem o moderno estilo arquitectónico actual, com linhas rectas e um conceito minimalista que criará um ambiente contemporâneo e confortável.
A construção do projecto iniciou-se oficialmente em Julho de 2016 e, uma vez concluída, melhorará o processo de embarque e desembarque de turistas que visitam a Catalunha e seus arredores em qualquer um dos navios da Carnival Corporation.
O novo terminal, no cais Adossat, vai aumentar a capacidade de passageiros da Carnival Corporation no porto de Barcelona, que é usado por oito das dez marcas globais de cruzeiros da companhia como destino e porto de origem. A Carnival Corporation espera acomodar mais de um milhão de passageiros em Barcelona, logo que o seu segundo terminal de cruzeiros esteja aberto em 2018.
Oito marcas da Carnival Corporation – AIDA, Carnival Cruise Line, Costa Cruzeiros, Cunard, Holland America Line, Cruzeiros Princess, Seabourn e P&O Cruises (Reino Unido) visistam Barcelona durante todo o ano.