O que ver no Cairo (Egipto) para além das Pirâmides de Gizé

Esfinge e Pirâmide de Gizé no CairoSem dúvida que as pirâmides de Gizé e a Grande Esfinge são as principais atracções turísticas do Cairo no Egipto. No entanto, um grande número de turistas que visitam o Cairo também desejam visitar outras atracções.

Se você é um desses turistas, neste artigo, vamos indicar algumas das outras visitas obrigatórias no Cairo, além de visitar as Pirâmides e a Grande Esfinge.

Cairo Copta

Um bairro extenso no sul da cidade, o Cairo Copta é uma das seções mais antigas da cidade. Segundo os historiadores, foi São Marcos que levou o cristianismo ao Egipto e foi neste bairro que surgiu a primeira igreja cristã de África - a igreja copta do Egipto.

Se você gosta de história ou gosta de uma arquitectura esplêndida, não deixe de visitar este bairro. Aproveite para entrar no Museu Copta e na Igreja Suspensa, localizada numa Fortaleza da Babilónia.

Esta parte da cidade também abriga a mesquita mais antiga da África - Mesquita de Amr Ibn al-Aas. Por último, mas não menos importante, você encontrará muitos vendedores ambulantes nos becos estreitos que vendem uma grande diversidade de artigos. Pode obter mais informação sobre a cultura Copta e o seu bairro no site http://www.coptic-cairo.com/ (em inglês).

Museu Egípcio

Interior do Museu Egípcio no Cairo

Visitar o Cairo e não visitar o Museu Egípcio significa que a sua viagem está incompleta. Quem gosta de história, sem dúvida, ficará apaixonado por este lugar, pois acolhe mais de um milhão de relíquias e artefatos do antigo Egipto.

Ao visitar o Museu Egípcio, não se esqueça de passar pela Sala das Múmias. Tenha em atenção que custará mais 100 libras egípcias (cerca de 5,50 euros) para entrar na sala das múmias; no entanto, não deve perder esta oportunidade de conhecer este tesouro arqueológico.

Saqqara

Pirâmide dos Degraus Saqqara

Localizado no sul do Cairo, Saqqara é um sítio arqueológico conhecido pela famosa Pirâmide dos Djoser. Esta pirâmide de degraus é a pirâmide de pedra mais antiga do Egipto.

Construída para o faraó Djoser por Imhotep, a pirâmide de degraus é uma das principais atracções turísticas do Cairo, além das pirâmides de Gizé e da Esfinge. Existem algumas tumbas em Saqqara que valem uma visita.

Parque Al Azhar

Se gosta da natureza e da sua bela flora então deve visitar o Parque Al Azhar, no Cairo. As fontes, jardins bem cuidados, zonas de entretenimento e restaurantes certamente o hipnotizarão.

Você também pode encontrar aqui a Muralha Ayyubid, construída pelo fundador da Dinastia Ayyubid, Salah El-Din. Se você não gosta de lugares superlotados, visite este local durante a semana e deixe-se apaixonar pela natureza.

Dahshur

Uma das zonas importantes do Cairo, que faz parte da Lista Mundial da UNESCO e que integra o Egito antigo, é Dahshur, que inclui cinco pirâmides. Dessas cinco pirâmides, três são as principais denominadas Pirâmide Vermelha, Pirâmide Bent e Pirâmide Negra.

A pirâmide vermelha é reconhecida como um dos primeiros esforços dos antigos egípcios para construir uma estrutura desta forma em grande dimensão.

A pirâmide de Bent deriva seu nome da forma única que possui, que é diferente da forma atual das pirâmides egípcias. Os historiadores consideram a Pirâmide Bent como o estágio intermediário da transição da pirâmide de degraus para a pirâmide atual.

Actualmente só se pode entrar na Pirâmide Vermelha e na Piramide de Bent. Como Dahshur não está lotada de turistas, fica a 28Km a sul do centro do Cairo, as tarifas de ingressos ou as taxas de entrada são menores aqui.

Khan El-Khalili

Mercado Khan El-Khalili no Cairo

Khan El-Khalili é o famoso mercado da cidade do Cairo, que vende jóias egípcias, cachimbos de água e especiarias. Tenha em atenção que os lojistas,  apresentam sempre os preços mais altos dos itens que têm à venda.

Portanto, verifique se você ou um de seus companheiros de turismo têm boas habilidades de negociação, caso contrário você pode gastar muito mais em comparação com o preço real. Pode visitar Khan El-Khalili através das principais empresas de autocarros que operam no Cairo.

Cidadela de Salah El-Din

Cidadela no Cairo

Uma das atrações mais populares do Cairo, a Cidadela Salah El-Din, construída por Salah al-Din, é uma enorme fortaleza que abriga uma infinidade de atrações turísticas. Existem três mesquitas presentes na cidadela, das quais a mais famosa é a Mesquita Mohamed Ali.

Além das mesquitas, há um bom número de museus presentes na Cidadela Salah El-Din. Além das estruturas presentes na cidadela, o local é famoso por apresentar uma boa vista do Cairo Copta e das pirâmides de Gizé.

Conclusão

Estas são algumas das principais atrações com a melhor classificação no Cairo, além da pirâmide de Gizé e da Grande Esfinge. Esperamos que esta lista o ajude a criar um itinerário perfeito para a sua visita ao Cairo.

Publicações sobre o Egipto

Seis eventos turísticos a não perder em 2022

À medida que as restrições vão aliviando e as viagens se tornam realidade, finalmente é um bom momento para começar a pensar em planos de férias. Para quem procura ideias de combinar viagens com grandes eventos então talvez possa considerar os seguintes eventos que vão decorrer durante este ano. Entusiastas da Neve – Winterlude 2022 […]

Continuar a Ler
hotel Marriott Mena House no Cairo e as pirâmides de Gizé

Hotel Marriott Mena House abre a poucos passos das Grandes Pirâmides

O Marriott Hotels estreou uma das suas unidades a poucos passos das Grandes Pirâmides de Gizé, através da reconversão do palácio histórico Mena House. Situado num meio de 16 hectares de jardins verdejantes a 45 minutos do centro do Cairo, este impressionante hotel oferece 331 luxuosos quartos e suites que oferecem vistas espectaculares sobre as poderosas […]

Continuar a Ler
Vista da ilha Giftun em Hurghada no Egipto

Após 2 anos de suspensão Rússia volta a permitir voos para o Egipto

O presidente russo, Vladimir Putin, autorizou a permissão dos voos comerciais entre a Rússia e o Egipto após uma suspensão de dois anos. Esta medida deverá colocar mais pressão noutros governos, nomeadamente no governo britânico, para reverem a sua própria posição relativamente ao levantamento das suspensões aéreas. “Estamos muito satisfeitos que os voos entre o […]

Continuar a Ler