Categorias: Hotéis

Bruxelas investiga Meliá por descriminar clientes de acordo com país

A Autoridade de Concorrência da Comissão Europeia em Bruxelas está a investigar o grupo hoteleiro Meliá por alegadamente praticar preços diferentes nas estadias dos seus hotéis de acordo com a nacionalidade ou país de residência do cliente, o que a confirmar-se viola as normas europeias e pode levar a empresa a enfrentar uma pesada multa.

Segundo as regras europeias um alemão ou português que pretenda alojar-se num quarto de hotel em datas idênticas deve pagar o mesmo preço e não ser descriminados de acordo com a sua nacionalidade.

A declaração da autoridade da concorrência da União Europeia indica que: “A Comissão saúda a iniciativa dos hotéis para desenvolverem e introduzirem mecanismos inovadores de preços para maximizarem a ocupação dos seus quartos, mas nem os operadores turísticos nem os grupos hoteleiros podem discriminar os clientes com base na sua localização”.

Já em 2015 a Comissão Europeia abriu uma investigação à Disneyland Paris para averiguar se existia uma distinção de preços em função da nacionalidade, que segundo diversas queixas, um alemão pagaria mais 1100€ e um britânico mais 524€ do que um francês ao adquirir um pacote premium para entrar no Parque de Diversões.

A Comissão em Bruxelas está actualmente a analisar os acordos do grupo Meliá com os principais operadores turísticos europeus incluindo a TUI, Thomas Cook, Kuoni e Rewe para tentar determinar se existem cláusulas que impedem os clientes de determinados países de verem a disponibilidade real do hotel ou de reservarem quartos com os melhores preços.

Esta denúncia foi relatada por alguns clientes, a ser provada, vai contra as regras do mercado único europeu, dividindo-o com base na localização do consumidor, alerta a Comissão. O grupo Meliá já recebeu notificação de que está a ser investigado e respondeu com uma declaração dizendo que “Acredita que se vai chegar a uma resolução rápida confirmando a ausência de um comportamento contrário aos direitos dos consumidores europeus”.

Partilhar
Etiquetas: melia

Artigos Recentes

Nobu Hotels de Robert de Niro vai abrir hotel em Lisboa

O grupo hoteleiro Nobu Hotels anunciou que irá abrir o seu primeiro hotel em Portugal na Avenida da Liberdade em…

22/05/2023

easyJet abre rota entre Lisboa e Glasgow com dois voos por semana

A easyJet, vai adicionar onze novas rotas à sua rede no Reino Unido para o calendário de Verão IATA de…

06/03/2023

Passatempo Advento de Natal da Agência Abreu

A Agência Abreu está a organizar um passatempo na sua página oficial do Instagram para quem tem planos para viajar…

29/12/2022

Ryanair vai ter nova rota entre o Porto e Shannon na Irlanda

A low cost Ryanair apresentou 2 novos serviços para a região do Mediterrâneo a partir do Aeroporto de Shannon: Nápoles…

28/11/2022

Madeira volta a ter voos diretos para Nova Iorque desde o Funchal

A ilha da Madeira vai voltar a ter voos diretos para Nova Iorque a partir do Funchal. Com um tempo…

20/09/2022

easyJet soma mais 21 rotas e fica 2ª maior companhia aérea em Lisboa

A easyJet vai colocar mais três Airbus A321neo, o maior avião da companhia aérea low cost, na sua base em…

28/07/2022