Airbnb faz rombo de 500 milhões USD em hotéis Nova Iorque

A plataforma de reserva de alojamento Airbnb irá custar em perda de receitas aos hotéis de Nova Iorque cerca de 500 milhões de dólares americanos durante este ano. Ainda que o estudo em que foi baseada esta análise não seja completamente independente, vale a pena referir as suas conclusões.

Associação de Hotéis de Nova York estima perdas até 1.900 milhões de euros anuais

O estudo encomendado pela Associação de Hotéis de Nova York (HANYC), colocou pela primeira vez um valor monetário sobre o impacto da Airbnb na cidade.

Logo da Associação de Hotéis da Cidade de Nova Iorque

A associação estima que as reservas na Airbnb tenham superado os 410 milhões de euros de receita bruta em Nova Iorque desde o inicio do ano e até 31 de Agosto de 2015. Este valor deverá aumentar para 732 milhões de euros em 2018.

Vijay Dandapani, presidente da associação HANYC afirmou: “Obviamente que grande parte das receitas que teriam ido para a indústria hoteleira estão agora a ser desviadas para esta plataforma“.

No ano fiscal dos Estados Unidos que terminou a 30 de Setembro de 2015 a Airbnb processou 2.9 milhões de estadias na Big Apple, que representa 7.8% do total de todas as dormidas na cidade.

Em última análise o estudo aponta para uma perda total de 1.900 milhões de euros para a indústria hoteleira através de uma redução nos consumos de restauração nos estabelecimentos na ordem dos 82 milhões de euros, perdas de receitas de impostos de alojamento e cerca de 900 milhões em actividade de construção de novos hotéis.

A resposta da Airbnb ao Estudo da HANYC

No entanto a Airbnb diz que está a atrair mais turistas para Nova Iorque em vez de simplesmente roubar clientes aos hotéis tradicionais.

Nick Papas, porta-voz da Airbnb contestou: “Todo o relatório baseia-se na falsa suposição de que os nossos clientes poderiam ter ficado num quarto de hotel. Na verdade, sem a nossa plataforma muitos desses turistas não seriam capazes de visitar Nova Iorque ou provavelmente teriam encurtado a sua estadia”.

Airbnb também questionou se a cidade de Nova Iorque e os seus residentes estão a beneficiar dos lucros da indústria hoteleira.

“Enquanto que as grandes cadeias hoteleiras andam preocupadas com a perda dos clientes mais destemidos e inovadores, nós esperamos que estes grupos disponibilizem a percentagem dos seus lucros que ficam em Nova Iorque, a percentagem que enviam para a sede em qualquer outro ponto dos Estados Unidos, e até mesmo, fora do país”, acrescentou Papas.

Publicado em Hotéis nos temas .