Hotéis Accor como o ibis querem eliminar plásticos de uso único até 2022

Copo de plástico no meio de folhas de árvoreO grupo de hoteleiro Accor assumiu o compromisso de unir-se à Iniciativa Mundial sobre Turismo e Plásticos da ONU e eliminar todos os artigos de plástico de uso único da experiência dos hóspedes dos seus hotéis até ao final de 2022.

Os plásticos de uso único caracterizam-se como artigos descartáveis que são usados apenas uma vez e depois deitados fora.

Entre os exemplos incluem-se palhinhas de plástico, cotonetes, agitadores de café, copos de plástico, sacos de plástico para roupa ou almofadas extra, garrafas de água de plástico, todas as embalagens de plástico (para alimentos, artigos de boas-vindas etc.), pratos e talheres de plástico, amenities de plástico (produtos de higiene pessoal, chinelos, lápis, etc.), e cartões-chave de plástico.

Além do compromisso anterior do Grupo de eliminar todos as palhinhas de plástico, agitadores de bebidas e cotonetes, o novo compromisso inclui:

  • A eliminação de copos e amenities de higiene pessoal de plástico de uso único até ao final de 2020;
  • A eliminação de todos os restantes artigos de plástico descartáveis de quartos, áreas de reuniões, restaurantes e de todas as áreas de actividades e lazer (spas, ginásios etc.) até ao final de 2022.

Serão propostas alternativas adequadas ao plástico para cada artigo específico, tendo em consideração as Avaliações do Ciclo de Vida para garantir o melhor desempenho ambiental possível de cada solução proposta nos hotéis do Grupo.

Paralelamente, várias unidades hoteleiras de marcas líderes mundiais pertencentes ao portfólio do Grupo Accor – como o Novotel Yangon Max, Myanmar, o Sofitel Bogota, vários hotéis em Bali e Lombok, Indonésia, ou o ibis Styles São Paulo Anhem – já tomaram medidas individuais para atingir o objectivo de serem 100% livres de plásticos de uso único.

Um dos principais objectivos do Grupo Accor, além de encontrar alternativas ao plástico e reduzir os impactos ambientais, é contribuir para a mudança positiva de mentalidades a nível global, através da lógica “3R”: reduzir, reutilizar e reciclar, como por exemplo a Iniciativa Recycle Novotel que dá nova vida aos têxteis usados dos hotéis ou a parceria com SapoCycle para reciclar sabão dos hotéis.

Publicado em Hotéis nos temas , .