As 5 razões que o podem convencer a ir de férias para Omã

Torre e Fortaleza junto ao mar em OmãDurante muitos anos, Omã passou praticamente desconhecida entre os turistas europeus, que preferem visitar outros destinos na região como as pirâmides no Egipto ou conhecerem a extravagante arquitectura do Dubai com o seus centros comerciais e praias.

Mesmo, entre os turistas do Médio Oriente, Omã também tem sido frequentemente esquecida em detrimento da vizinha Arábia Saudita devido à sua importância religiosa.

No entanto, o mundo está finalmente a descobrir que Omã é um destino de férias convidativo, feito de paisagens de tirar o fôlego e maravilhas naturais, Património Mundial da UNESCO, tesouros arqueológicos e uma cultura local vibrante e amigável.

Há muito o que ver e fazer em Omã, e o país é ideal para todos os tipos de viajantes, incluindo famílias e mulheres que viajam sozinhas, graças ao seu ambiente acolhedor e seguro.

Se ainda não ficou convencido, talvez as próximas 5 razões consigam explicar porque vale a pena visitar Omã.

Do deserto ao mar: a natureza deslumbrante de Omã

Deserto Areias de Wahiba em Omã

Quando pensar em noites árabes mágicas (e dias) no deserto, pense em Omã. Prepare-se para uma aventura no deserto inesquecível graças às perfeitas dunas de areia, passeios de camelo e acampamentos de beduínos. Existem vários locais para escolher, mas os turistas relatam que não há nada como o pôr do sol nas dunas douradas do deserto Areias de Wahiba.

Cascatas e paisagem verdejante em Omã

O que realmente surpreende os visitantes, no entanto, é a grande variedade de paisagens em Omã. A partir do deserto surreal, uma curta viagem à costa Sul, leva-nos a um ambiente completamente diferente, feito de cascatas e vegetação luxuriante, praias de areia branca e águas cristalinas e até uma estação de monções que vai de Junho a Setembro.

A glória da natureza é comemorada durante o Festival Khareef em Salalah, um dos eventos públicos mais populares de Omã. Durante a estação das monções, esta cidade geralmente seca, transforma-se num paraíso natural, um oásis feito de flores, repuxos e lagos temporários.

Não há nada que os amantes do ar livre não possam fazer em Omã, desde caminhadas em montanhas a mergulhos entre tartarugas marinhas e jardins de corais.

Irá sentir-se bem-vindo em Omã

Loja com vendedor em Omã

O povo de Omã é conhecido em todo o mundo pelo seu espírito acolhedor. Eles orgulham-se da sua cultura e ficam genuinamente satisfeitos ao serem visitados por estrangeiros. Se você precisar de instruções ou conselhos, não hesite em perguntar aos locais, eles terão prazer em ajudar.

A hospitalidade é um valor importante na cultura omanense. Não se surpreenda se receber um convite para tomar café e comer uns doces na casa de alguém.

Por outro lado, os Omanis também são muito respeitosos, e é improvável que o abordem insistentemente ou que atravessem fronteiras pessoais. Não é um comportamento comum em Omã encarar as pessoas e, a menos que você tente iniciar uma conversa, estranhos não se aproximam de você.

As autoridades de Omã também demonstram entusiasmo pelo turismo internacional e recentemente simplificaram o processo de obtenção de vistos e permissões para o país. Agora é possível solicitar um visto online para Omã em minutos, no conforto de sua casa ou escritório.

Um país seguro e limpo

Omã é fácil de visitar, mesmo para viajantes não experientes. Isto, porque o governo faz grandes esforços para tornar o país habitável, seguro e limpo para os seus cidadãos e visitantes.

O sultanato é uma das nações mais seguras da região. O ambiente político é estável e pacífico, a economia está em franco crescimento e praticamente não há risco de terrorismo, segundo o Instituto de Economia e Paz.

As taxas de criminalidade são extremamente baixas e é improvável que os estrangeiros se tornem vítimas de atividades ilegais. Furtos e roubos são um risco como em qualquer lugar do mundo, especialmente em transportes públicos ou em lugares lotados. Omã também é considerado muito seguro para mulheres que viajam sozinhas.

Os visitantes ficarão surpreendidos com a limpeza das lojas, ruas e espaços públicos de Omã. Os cidadãos do sultanato amam tanto sua terra que a tornaram uma das mais limpas do mundo.

Restaurantes e lojas de classe mundial

Quando chegar a uma cidade de Omã, pode entrar normalmente num restaurante ou num mercado. A gastronomia do país permanece tradicional e autêntica, baseada em ingredientes como arroz, carne e legumes cozidos de várias maneiras e com uma grande variedade de especiarias e ervas.

Talvez o prato mais famoso seja o Shuwa, carne marinada coberta com folhas de bananeira e deixada para cozinhar num forno subterrâneo na areia por 2 dias.

O país também é famoso pelo seu artesanato. De talheres e cerâmica a bolsas e roupas artesanais, logo descobrirá que os mercados locais (souks) são uma mina de ouro de lembranças. Quem gosta de marcas de prestígio certamente desfrutará de uma sessão de compras num dos muitos shoppings da capital Mascate.

Omã é rica em história e monumentos

Fortaleza Nizwa em Omã

Os apaixonados por história e cultura vão passar dias agradáveis ​​durante as férias em Omã. Existem mais de 500 castelos e fortes espalhados por todo o país e alguns escondidos no deserto. O mais famoso é o Forte de Bahla, construído no século XIII, e Património Mundial da UNESCO.

A paisagem arquitectónica de Omã é tão variada quanto sua natureza. Os visitantes que já visitaram as fortificações, podem admirar a Grande Mesquita do Sultão Qaboos, que possui uma cúpula central de 50 metros de altura e um tapete persa de 70 x 60 metros. Os mesmos arquitetos que projetaram a mesquita também estão por trás da Royal Opera House e de seus requintados arabescos.

Se você é o tipo de turista que gosta de descobrir a vida quotidiana das povoações, saia da grande cidade e visite as povoações das montanhas rurais no norte ou as pequenas vilas de pescadores perto de Salalah.