As 5 ilhas gregas que não deve deixar de visitar

Se está a planear ir à Grécia em turismo não pode perder as suas belas ilhas que são consideradas parte integrante da tradição e cultura do país. A altura do ano adequada para visitar as ilhas gregas varia entre os meses de Maio a Outubro.

A maioria dos turistas visitam a região nessa época e a temperatura está entre 25 a 30 graus Celsius. A maior parte das ilhas gregas pode ser alcançada através de voos directos a partir da capital Atenas.

As 5 ilhas da Grécia que deve conhecer

Milos

A ilha Milos é pequena em comparação com as outras ilhas gregas, mas certamente não fica atrás em termos de beleza que tem para oferecer. Milos é conhecida pelas suas inúmeras praias, 70 no total. Destas 70, muitas ainda são um segredo bem guardado.

Esta ilha está situada no sudoeste das Cíclades. É caracterizada por paisagens lunares com areia branca e rochas singulares.

A melhor caracteristica de Milos, é que pode usufruir da sua beleza no Verão, sem a invasão de turistas que caracterizam as outras ilhas gregas mais mediáticas.

Se visitar a ilha de Milos, então deve conhecer as praias de Sarakiniko, Papafragas, Papikinou e Pollonia.

Mykonos

Mykonos também é uma ilha muito pequena e que antigamente não tinha acesso à electricidade. No entanto, esse não era um grande obstáculo, porque por volta dos anos 50, muitas celebridades, como Elizabeth Taylor e Grace Kelly, contribuíram para a popularidade desta ilha.

Mykonos é conhecida pela sua atmosfera totalmente cosmopolita à conta dos seus elegantes bares, clubes e praias ensolaradas.

Possui localidades como a Pequena Veneza, onde poderá encontrar casas que datam do século XVIII, embora actualmente a maioria dessas casas tenha sido transformada em restaurantes e bares, todas elas oferecem vistas do Mar Egeu desde as suas varandas e terraços.

Karpathos

Se for um fã da autêntica cultura grega, saia e experimente a experiência de Karpathos. Aqui, você testemunhará uma ilha que consegue manter vivo os costumes do passado. Notará que as mulheres ainda usam os vestidos e roupas tradicionais; enquanto que os homens ainda se dedicam ao método tradicional de colheita usando foices. No caso de festas e festivais locais que ocorrem na ilha, os músicos tocam lauto, gaita de foles e lira enquanto cantam no mesmo estilo que os seus ancestrais.

Na vila de Olympos, as pessoas ainda falam nos mesmos dialetos antigos – uma visão rara de se ver, portanto, não perca a oportunidade. Além disso, a vila também possui praias de areia dourada, enseadas azuis e montanhas selvagens.

Paxi

Paxi é considerada uma das maiores ilhas jônicas, além de ser a mais próxima de Corfu. É uma ilha relativamente menor em comparação com a maioria das outras ilhas gregas, no entanto, não cometa o erro de julgá-la pelo seu tamanho. A ilha pode ser pequena, mas possui um oásis de tranquilidade adequado para os viajantes preocupados com a sua própria privacidade, e o mesmo tanto se aplica a casais como a solteiros.

Em Paxi testemunhará toneladas de restaurantes e praias impressionantes em toda a ilha. Se estiver perto do porto principal de Gaios, não pode deixar de provar os pratos de peixe fresco elaborados à moda grega.

É recomendável que aproveite a atmosfera ao final da noite, porque é quando os turistas de Corfu deixam a ilha, tornando-a portanto, mais deserta. Esta será a altura ideal para experimentar a bebida local Ouzo, uma bebida alcoólica feita à base de aniz.

Em Paxi, não pode deixar de visitar as praias como Kloni, Gouli, Baía Sterna, Kipiadi, Gianna e Soulanena.

Paros

Paros está situado bem no centro do Mar Egeu. É considerada uma ilha adequada para pessoas que gostam de Sol. A ilha é conhecida pelas suas águas azul-turquesa e as areias douradas. As praias como Santa Maria, Kolymbithres e Kalogeros, são algumas das que merecem uma visita.

Se gosta de desportos aquáticos, a ilha é bastante conhecida pelo windsurf e kitesurf. Regularmente são realizadas grandes competições internacionais em Paros. Existem inúmeras escolas e as lições são acessíveis a todos nas praias de Pounta e Chrysi Akti.

Como chegar

Maioritariamente a melhor forma de alcançar grande parte das ilhas é fazendo a viagem de avião através das companhias aéreas locais como a Aegean Airlines ou a Olympic Air. Nalguns casos terá de completar a sua viagem até ao destino final de ferry, cujas rotas ligam algumas das principais ilhas às ilhas de menores dimensões.