Praia do Barril na ilha de Tavira (Algarve)

 A praia do Barril está situada na parte central da ilha de Tavira (Algarve) no Parque Natural da Ria Formosa. Acede-se à zona costeira atravessando um pequena ponte pedonal sobre a ria e pode-se efectuar o restante percurso de um quilómetro num pequeno comboio ou a pé.

Detalhes da Praia do Barril

A experiência do turista inicia-se logo durante o percurso em que é possível observar aves, vegetação, sapais e sistema dunar. Quem efectuar o percurso a pé tem 5 estações de interpretação ambiental ao longo do caminho.

Ponte entre Pedras d'el Rei e ilha de Tavira

Ponte entre Pedras d’el Rei e ilha de Tavira

A praia de areia brancas e mar suave é tão extensa como o comprimento da ilha, galardoada com bandeira azul tem vigilância e primeiros socorros com nadador salvador durante a época balnear nos meses de Verão. Dispõe de uma zona concessionada que permite o aluguer de toldos e espreguiçadeiras.

Zona concessionada da praia do Barril

Zona Concessionada com toldos e espreguiçadeiras

A zona balnear tem infraestruturas com restaurante, bar, casas de banho, duches e pequenas lojas. Os edifícios agora restaurados pertenciam à Armação do Barril ou 3 Irmãos que esteve activa entre 1841 e 1966 e que serviam de abrigo aos pescadores que ali residiam entre a Primavera e Outono e que se dedicavam à pesca do atum. Ainda é possível admirar o cemitério de ancoras criteriosamente alinhadas no sistema dunar.

Cemitério de Âncora nas dunas da Praia do Barril

Cemitério de Âncora nas dunas

Dispõe de um centro náutico com instrutores e equipamentos que permitem praticar várias actividades como caiaque, vela, paddle surf, kitesurf/windsurf.

Zona naturista

Existe uma zona oficial naturista consagrada através da Lei 53/2010 a 1000 metros a Oeste do fim da concessão da praia do Barril.

Zona naturista a 1000m da Praia do Barril

Zona naturista

Ou seja caminhando para a direita de quem olha para o mar e quando a concessão começa a ficar mais distante é possível fazer nudismo. A par com a ilha deserta em Faro, estas são as 2 praias oficiais naturistas no Sotavento algarvio.

Comboio na ilha de Tavira desde Pedras d’el Rei

A linha de comboios da ilha de Tavira tem a extensão de aproximadamente 1 Km com 2 estações terminais e é uma exploração privada efectuada pelo Aldeamento Pedras d’el Rei. Para os hospedes do empreendimento o custo é gratuito para os restantes turistas custa 1.2€ por viagem, sendo grátis para crianças com idade inferior a 5 anos. Não são permitidos animais de estimação.

Comboio que atravessa a ilha de Tavira até à praia do Barril

Comboio que atravessa a ilha de Tavira até à praia do Barril

O percurso de via única é feito ao longo do passeio pedonal e dura cerca de 7 minutos com uma paragem para permitir a passagem do trem em sentido contrário.

Mapa de localização do Barril no Algarve

A partir da Estrada Nacional 125 (EN125) entre Luz e Tavira seguir a direcção Pedras d’el Rei, atravessando o empreendimento até chegar junto à ria Formosa. Desde Julho de 2015 o estacionamento tornou-se ordenado e é agora mais difícil estacionar o carro gratuitamente nos meses de Verão, existindo como alternativa o Parque pago.

Video da Praia

Filmado em Setembro de 2015 e colocado no canal netviagem do Youtube

Publicado em Praias nos temas .