Expresso Glaciar de St. Moritz a Zermatt Suíça

O Expresso Glaciar liga os 2 maiores resorts de montanha nos Alpes Suíços, St Moritz e Zermatt.

Expresso Glaciar de St. Moritz a Zermatt Suíça

A viagem de comboio não é propriamente uma ligação de grande velocidade como o nome parece indicar. De facto tem a reputação de ser o comboio expresso mais lento do Mundo, fazendo uma volta panorâmica nas cordilheiras Bernina e Albula, troço da ferrovia que foi considerado Património Mundial da UNESCO desde Julho de 2008. A parte do Património corresponde a 122 quilómetros de caminhos de ferro entre Thusis, Sankt Moritz e Tirano.

O Glaciar Expresso na Suíça entrou em funcionamento no ano de 1930 operado por 3 companhias ferroviárias: Furka Oberalp Bahn (FO), Brig–Visp–Zermatt Bahn (BVZ) e a RhB. Desde 2003 a FO fundiu-se com a BVZ formando a MGB. A operação continua actualmente a cargo destas 2 empresas iniciais.

A viagem tem uma duração de sete horas e meia atravessando 91 túneis, 291 pontes e atingindo o ponto mais alto na passagem de Oberalp a 2.033 metros de altitude.

A linha é de bitola métrica (ferrovia de carris estreitos), e grandes partes do percurso usam um sistema de cremalheira e pinhão, tanto para subir rampas íngremes como para controlar a velocidade da descida do trem.

Vídeo do Expresso Glaciar:

Publicado em Cidades nos temas , .