Video da Marriott retirado do Youtube por controversia com ASTA

A cadeia de hotéis Marriott International retirou um dos vídeos do YouTube associados à sua campanha de publicidade promovendo as reservas directas no site da empresa através da oferta de vantagens. A controvérsia surgiu através da associação dos Agentes de Viagens norte-americanos ASTA, por considerarem ofensiva e que depreciava a sua imagem junto do público.

Controvérsia entre hotéis Marriott e Agências de Viagens ASTA faz rever campanha publicitária

No principio de Agosto de 2015, a Marriott International iniciou uma campanha publicitária digital com a etiqueta #itpaystobookdirect (cuja tradução significa Vale a Pena Reservar Directamente), com referência ao Wi-Fi grátis e outras regalias para membros do Marriott Rewards com reservas no website da empresa. Nos anúncios participa a personalidade e comediante Grace Helbig, que criou a sua fama através da internet e principalmente do site de vídeos Youtube.

A campanha incluiu 3 vídeos que foram partilhados publicamente online no Youtube com os anúncios:

  • A proposta (The Proposal);
  • A Entrevista (The Interview);
  • Rota panorâmica (Scenic Route).

Foi precisamente este último (Scenic Route) que foi retirado, ou melhor tornado privado e não disponível para o público em geral. O anúncio apresentava a actriz Helbig a ajudar um casal perdido a encontrar o seu destino, apesar de um funcionário de uma estação de combustíveis insistir em que deviam seguir um percurso panorâmico. Por enquanto os 2 primeiros vídeos ainda estão disponíveis e pode visualiza-los mais abaixo nesta página.

Campanha de Publicidade Marriott que provocou polémica com ASTA

Brian King, director geral de vendas e gestão da marca Marriott afirmou: “Infelizmente houve alguém que associou o funcionário da estação de serviço a um agente de viagens, mas nunca houve a intenção de ofender ninguém. A Marriott removeu o vídeo uma vez que estas preocupações foram levantadas.

Em declaração por escrito, o presidente da ASTA, Zane Kerby, disse que a a campanha era depreciativa para com os agentes de viagens e enganosa para o público que viaja.

Vídeos da Campanha #itPaysToBookDirect no Youtube

The Proposal – Love and Directness are in the Air with Grace Helbig (A Proposta – Amor e Integridade estão no ar)

Este vídeo já nã se encontra disponível

Interview – How to Land a Job with Grace Helbig (Entrevista – Como conseguir um emprego)

Este vídeo já nã se encontra disponível

Publicado em Vídeos nos temas .