Valletta em Malta revela programa da Capital Europeia da Cultura 2018

Valletta capital europeia da cultura em 2018Valletta, a capital de Malta, lançou uma antevisão do seu programa da Capital Europeia da Cultura 2018. Um conjunto de projectos artísticos, culturais e comunitários, bem como festivais e carnavais, vão animar a ilha que está empolgada para mostrar a sua história e património. Os eventos do programa vão iniciar-se com uma cerimonia no dia 20 de Janeiro do próximo ano.

Como parte das festas de abertura, vários espectáculos usarão as praças abertas de Valletta, nomeadamente a Fonte de Tritão, Praça de Castille, Praça de São João e Praça de São Jorge, como pano de fundo para o seu desempenho, que incluirá a participação de acrobacias internacionais do grupo La Fura Dels Baus, performances das dançarinas ŻfinMalta e projecções digitais em toda a cidade.

O presidente da Valletta 2018, Jason Micallef, disse: “As festividades da Capital Europeia da Cultura terão o espírito de uma festa em toda a ilha, um evento onde as pessoas e as famílias se reúnem para celebrar e conversar e que serve para difundir calor e vida, enquanto juntam a população e os turistas”.

A Fundação Valletta 2018 também implementou o conceito de festa na narrativa de seu programa. A Festi depende fortemente da participação activa de diferentes pessoas e, do mesmo modo, o sucesso de Valletta 2018 requer a colaboração de pessoas de todos os sectores da vida que contribuem para o seu Programa Cultural.

“Valletta como a Capital para a Cultura em 2018 não é a linha de chegada, mas sim uma outra fase dentro do sector de artes e cultura. O Valletta 2018, é de facto, um projecto a longo prazo para preservar o património cultural e criar um legado que é apreciado por locais e turistas tanto para promover o património cultural como reflexo da nossa identidade maltesa, mediterrânica e europeia”, disse o ministro da Justiça, Cultura e Governo Local Owen Bonnici durante a pré-visualização do programa cultural.

O ministro Bonnici também sublinhou que o trabalho realizado não foi apenas para salvaguardar o património cultural, mas também para a educação e sensibilização de um sector importante que pode contribuir para a economia, especialmente na criação de postos de trabalho.

Outro destaque do Programa Cultural Valletta 2018 inclui a exposição de arte visual apresentada pela curadora de renome internacional Maren Richter. Este evento principal terá lugar durante o fim-de-semana de abertura, com o seu trabalho ramificando-se em várias peças artísticas que ocorrem em diversos locais em todo o arquipélago.

Publicado em Destinos nos temas .