Temperaturas a rondar os 50ºC cancelam voos nos Estados Unidos

Avião da American Airlines a descolar num dia de calor intensoA American Airlines cancelou dezenas de voos no Aeroporto Internacional Phoenix Sky Harbor nos Estados Unidos durante esta semana devido às altas temperaturas históricas. O ar tornou-se tão fino que as pequenas aeronaves que servem as rotas regionais não conseguem descolar.

As temperaturas rondaram os 50ºC no dia 21 de Junho, obrigando a cancelar quase 50 voos. Todos esses serviços deveriam descolar ou aterrar entre as 15 e as 18 horas locais. As temperaturas de operação máximas das aeronaves utilizadas nas rotas para Phoenix estão na gama das previsões de temperatura do ar.

Alguns vôos foram interrompidos na segunda-feira, quando as temperaturas do solo atingiram 48 graus centígrados. A temperatura mais alta de Phoenix foi registada em 1990 quando atingiu precisamente 50ºC, levando também ao cancelamento de diversas operações aéreas.

A companhia aérea American Airlines opera com  aviões fabricados pela Embraer e Bombardier nas rotas regionais. Os mais afectados pelas temperaturas extremas são os CRJ da empresa canadiana, que pode operar a temperaturas até 48 graus Celsius. A partir desse limite, o ar é tão fino que não pode efectuar com segurança o voo.

Todos os clientes afectados foram avisados para entrar em contacto com a American Airlines de forma a alterarem os seus voos ou solicitar um reembolso total. O calor extremo pode afectar a capacidade de um avião para descolar, sendo necessário mais potência, e dependendo da carga útil, uma pista pode não ser suficientemente longa para gerar a velocidade necessária para levantar.

Publicado em Notícias nos temas , .