Iniciativa Recycle Novotel dá nova vida aos têxteis usados dos hotéis

Programa de desenvolvimento sustentável Planet 21A Novotel, a marca midscale da AccorHotels, desenvolveu um projecto de sustentabilidade pioneiro a nível mundial: através da reciclagem das fardas antigas dos seus colaboradores transformou em 400 aventais para os funcionários de F&B (Food and Beverage) dos hotéis Novotel em Portugal e Espanha.

Esta é a primeira vez que uma cadeia de hotéis desenvolve uma iniciativa com estas características, o que reflecte o compromisso da marca e do grupo AccorHotels na protecção do meio ambiente. Portugal e Espanha são os países pilotos do projecto, que, espera-se, irá ser alargado a mais países onde a marca hoteleira está presente. Tendo como base uma colaboração bem-sucedida entre os hotéis do Grupo na Suíça e a Fundação SapoCycle, a AccorHotels também desenvolveu um programa de reciclagem de sabão descartado que foi alargado aos seus hotéis em França.

A iniciativa Recycle Novotel, baseada nos princípios da economia circular, foi desenvolvida em parceria com a Cepovett, a empresa líder do mercado europeu no fabrico de roupa profissional, e foram precisos 16 meses de estudos e investigação por parte das duas empresas antes de ser lançada. No total foram recolhidos 650Kg de têxteis usados em todas as unidades Novotel da Península Ibérica: 9 em Espanha e 3 em Portugal.

A partir do têxtil recolhido e de garrafas de plástico recicladas, a Cepovett produziu 700 metros de tecido reciclado, com o qual foram criados os novos aventais. O tecido produzido, de acordo com as regras rigorosas de reciclagem, regressou aos hotéis portugueses e espanhóis sob a forma de aventais para os colaboradores da área de restauração.

“Na AccorHotels, procuramos sempre novas formas de desenvolvimento e iniciativas para preservar o ambiente em que operamos. Estamos convencidos de que esta prática terá um impacto positivo na comunidade e acrescentará valor ao nosso sector”, afirma Ana García, Directora de Qualidade e Meio Ambiente da AccorHotels Espanha.

Este projecto enquadra-se no programa de desenvolvimento sustentável Planet 21 da AccorHotels, no qual as suas marcas trabalham diariamente para promover uma alimentação saudável, um design sustentável dos hotéis e a poupança de água e energia, entre outras iniciativas.

,

Deixe aqui o seu comentário