Qatar Airways sobe participação no IAG (BA, Iberia) para 12%

Símbolos da IAG (BA, IBeria, Vueling) e Qatar AirwaysA Qatar Airways aumentou a sua participação no International Airlines Group (IAG) de 9.99% para quase 12%. Este movimento, revelado na Arabian Travel Market desta semana no Dubai, tem alimentado especulações de que a Companhia Aérea nacional do Qatar e o IAG pretendem aprofundar os seus laços comerciais, incluindo o acesso privilegiado das rotas da British Airways para os EUA e das ligações da Qatar Airways para a Ásia.

O International Airlines Group (IAG) é uma holding que resultou da fusão das Companhias Aéreas espanhola Iberia e Inglesa Britih Airways, e integra também a Low Cost Vueling e a Aer Lingus.

A Qatar Airways comprou a participação de 9.99% no IAG em Janeiro de 2015 e na altura disse que podia considerar aumentar a sua participação ainda mais ao longo do tempo. Em Novembro passado, Willie Walsh presidente-executivo do grupo IAG, disse que estava muito contente com o progresso na busca de áreas para uma cooperação mais profunda com a companhia aérea do Golfo.

A aproximação da Qatar Airways ao grupo IAG começou em 2013 com a sua entrada para a aliança Oneworld, apoiada pela holding BA-Iberia e pelo seu CEO Willie Walsh num momento em que outras Companhias europeias eram abertamente hostis à expansão das rivais do Golfo.

A IAG tem-se estabelecido como a companhia aérea mais rentável da Europa ultrapassando os grupos rivais Air France-KLM e Lufthansa. O lucro operacional subiu quase 70%, para 2.34 mil milhões de euros em 2015 prevendo um ganho semelhante este ano.

Publicado em Companhia Aérea nos temas , , .