Preço de entrada no Taj Mahal passa a custar 1000 Rupias

Edificio principal do Taj Mahal em Agra na ÍndiaOs turistas que visitam o Taj Mahal em Agra na Índia vão ter que pagar mais pela sua entrada depois das autoridades terem subido o preço dos bilhetes em mais de 33%. Para os visitantes estrangeiros, a entrada no famoso monumento indiano aumentou para 1.000 Rupias, o equivalente no cambio actual a 13 euros, o preço anterior era de 750Rs (10€). A entrada para visitantes nacionais também aumentou tendo duplicado de 20 para 40 Rupias Indianas.

O Taj Mahal é um monumento classificado como Património da Humanidade pela Unesco e foi construído com a função de Mausoléu. Mausoléu é um túmulo grandioso de forma a prestar homenagem a uma ou várias pessoas falecidas.

A obra foi considerada uma das maiores provas de amor no Mundo construída em memória de Aryumand Banu Begam, a esposa preferida do imperador Shah Jahan. A construção concluída em 1653 é forrada a mármore branco com incrustações de pedras semi-preciosas.

Os bilhetes de entrada para outros monumentos na zona de Agra (Índia) também foram aumentados em mais de 30% incluindo:

  • Forte Vermelho;
  • Fatehpur Sikri, cidade abandonada do século XVI;
  • Amiruddaula;
  • Sikandra.

Os aumentos são significativos, mas menos do que o inicialmente proposto pela Associação Arqueológica da Índia (ASI). A ASI tinha pedido que as entradas passassem a custar 50Rs para os cidadãos nacionais e 1.250Rs para os turistas estrangeiros, mas o governo cedeu depois de protestos da indústria de turismo da região.

Publicado em Destinos nos temas .