Praia ilha da Armona, Ria Formosa no Algarve (Portugal)

ilha da Armona do lado da Ria Formosa de quem vem de OlhãoA ilha da Armona dispõe de diversas praias aptas para a prática balnear quer do lado da ria, da costa e no canal onde o atlântico entra para formar o mar interior, as pequenas lagunas e sapais. A Armona é uma ilha barreira de areia que faz parte do Parque Natural da Ria Formosa, tem uma extensão de pouco mais de 9Km.

Na parte mais larga, a Sudeste está localizado o centro urbano, que se desenvolve ao longo de uma passadeira que liga o cais de embarque à parte da costa atlântica. A maioria das casas é particular e foram construídas durante os anos 70. Alguns proprietários alugam as suas habitações aos turistas por temporada. Existe um parque de Bungalows explorado pela Orbitur.

Vídeo da Armona em Olhão no Algarve

Filme realizado em visita durante o mês de Setembro de 2015 e colocada no nosso canal youtube.com/netviagem em Dezembro.

Como aceder à ilha barreira da Ria Formosa

O seu acesso faz-se por barco a partir do porto de Olhão, quer através de carreiras regulares quer através de táxis barco. O percurso nas carreiras regulares demora entre 20 a 30 minutos dependendo da maré.

Horários Verão e Inverno dos barcos entre Olhão e a ilha de Armona

Durante o Verão de 1 de Julho a 31 de Agosto há barcos de hora à hora entre as 07h30 e as 20h30. Em Junho e Setembro passam de 2 a 2 horas entre às 07h30 e 20h00. De Inverno há apenas 4 ligações em cada sentido das 08h30 às 17h30.

Os preços do bilhete de Barco

Bilhete de barco que faz a travessia entre olhão e Armona no Algarve

Os preços do bilhete de barco na carreira regular custavam 1.85€ por percurso em 2015.

As praias da ilha de Armona

Existem 2 importantes zonas balneares com vigilância e socorros a náufragos, na parte da ria junto ao cais de embarque dos barcos e na parte do mar. Na Armona-Ria que é a zona mais urbana existem vários restaurantes, bares e um mini-mercado.

Zona da ria, bar Tolinhas e antigo cais na Armona

Para se atingir a parte do mar é necessário atravessar a ilha em largura percorrendo desde o cais até à zona concessionada cerca de 1.400 metros por uma passadeira em alvenaria na parte inicial e em madeira na parte final. A Armona-Mar ostenta a bandeira azul, tem WC, guarda-sol e espreguiçadeiras para alugar. Tem um restaurante que serve refeições e um pequeno bar em madeira com bebidas, gelados e comidas ligeiras.

Praia Armona-Mar, zona concessionada com chapéus de sol e cadeiras

Esta zona é mais calma e com menos frequência, podendo inclusive ficar isolado se decidir deslocar-se umas centenas de metros para qualquer dos lados.

Ilha da Armona no Algarve vista da parte do oceano Atlântico

Para os adeptos das caminhadas, existem 8Km para nordeste de um extenso areal selvagem banhando por águas calmas e limpas. Ao quilómetro 6 encontra-se a ilha da Fuzeta, assim denominada, mas que se trata na realidade da mesma língua de areia que a Armona.

No território dos Camaleões

Cartaz do Parque Natural da Ria Formosa: Deixem viver os camaleões

Mais de 90% da ilha é selvagem composta por dunas de areia e vegetação, território perfeito para os camaleões, que já foram abundantes, mas cuja população entrou em declínio pela pressão turística e falta de civismo de alguns veraneantes.

Deixe aqui o seu comentário