Praia do Barranco em Vila do Bispo na Costa Vicentina (com video)

Praia do Barranco no Algarve vista da arriba EsteA praia do Barranco fica situada no concelho de Vila do Bispo, e é provavelmente uma das menos conhecidas do Algarve. É uma praia selvagem integrada no Parque Natural da Costa Vicentina e não tem qualquer tipo de apoio, vigilância ou infra-estrutura.

Características da praia do Barranco

Linha costeira da praia do Barranco no Algarve vista das dunas do lado direitoA praia do Barranco encontra-se num vale encaixado entre duas arribas e apresenta uma frente de mar de 200 metros com areia, com formação de dunas no extremo direito e na retaguarda da linha costeira.

É normal nesta parte da costa do Algarve haver vento pela proximidade da ponta de Sagres, o que explica os pequenos abrigos circulares feitos com pedras no areal para protecção do vento. Pela localização numa pequena enseada o mar é em geral calmo, mas convém ter precaução pois não existe nadador-salvador.

Sem indicações, qual o caminho

à beira-ma da praia do Barranco na Costa Vicentina junto à localidade da RaposeiraSe for de veiculo motorizado, a única forma é na N125 chegando à povoação da Raposeira no concelho de Vila do Bispo seguir as indicações para a praia da Ingrina e Zavial. Já na EM1257, passando as últimas casas, na pequena subida com curva à esquerda tomar a direcção da direita no cruzamento, depois é seguir sempre a direito num percurso de 3Km em que a maior parte é feito em estrada de terra batida. Pode ver a localização no mapa do Google [AQUI].

Também é possível chegar à praia do Barranco a pé através de um percurso pedestre assinalado, desde a praia da Ingrina em direcção a Sagres, são cerca de 1.500 metros entre subidas e descidas onde se pode observar a flora e fauna algarvia.

Caravanistas na praia do Barranco na Costa Vicentina no Algarve

Na época alta a zona é frequentada por caravanistas e por campistas, que apesar da proibição pernoitam na praia. A GNR desloca-se com frequência ao local levantando diversas coimas que parecem não surtir efeito.

Video realizado em Junho

O video foi filmado em meados do mês de Junho durante a parte da tarde e tem a duração aproximada de 3 minutos, foi colocado no nosso canal do Youtube.

Publicado em Praias nos temas .