Portugal compromete-se com o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento

Portugal adere ao Ano do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento 2017Portugal comprometeu-se a participar no Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento 2017. O compromisso foi apresentado ao Secretário-Geral da OMT, Taleb Rifai, durante a sua recente visita oficial a Portugal. Entre as iniciativas para celebrar este ano, Portugal vai promover a reabilitação de edifícios históricos no interior do país e percursos por zonas naturais.

Durante a visita, Taleb Rifai e as autoridades portuguesas discutiram o papel do turismo na promoção dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (SDG), bem como a contribuição do turismo para a criação de emprego e o crescimento económico em Portugal.

Na reunião com o Primeiro Ministro António Costa, Rifai abordou os mecanismos de coordenação entre os Ministérios para promover o desenvolvimento do turismo no país, bem como questões de transporte aéreo e a relevância de novos mercados emissores como a China.

O Secretário Geral da Organização Mundial do Turismo também se encontrou com o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, com quem discutiu a importância de aumentar a visibilidade pública do impacto sócio-económico do turismo.

O Turismo, os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e a facilitação de vistos estavam na agenda da reunião com o Ministro dos Negócios Estrangeiros Santos Silva. Reunindo-se com o Ministro da Economia, Caldeira Cabral, e a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, Taleb Rifai discutiu o Programa Português Revive, destinado a promover a reabilitação de edifícios históricos através do investimento do sector privado, Promover a difusão regional do turismo e combater a sazonalidade.

A visita incluiu a apresentação de Portugal 4.0, um projecto que visa promover a inovação e o empreendedorismo no sector do turismo e um dos finalistas dos Prémios 2016 da OMT.

O Sr. Rifai visitou também a Madeira, cujo secretário de Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, apresentou à OMT a estratégia regional de turismo da Madeira. As questões em discussão incluíram o projecto Porto Santo Free Fossil Island.

Durante a sua estadia na Madeira, o Secretário Geral da Organização Mundial do Turismo recebeu 5 grupos hoteleiros (Quinta do Furão, Savoy Hotels & Resorts, Grupo Hotel Pestana, Porto Bay Hotels & Resorts e FourViews Hotels) que aderiram ao Compromisso do Sector Privado com o Código Global de Ética da OMT, para implementarem e promoverem os princípios do Código e informarem sobre as suas acções.

Até à data, 499 empresas e associações de 67 países – desde companhias aéreas e hotéis, até operadores turísticos e associações, comprometeram-se a manter padrões éticos e trabalharem com o Código nas suas operações.

,

Deixe aqui o seu comentário