Piratas informáticos bloqueiam hotel nos Alpes e exigem 1500€

hotel Romantik Seehotel Jägerwir alvo de extorsão por piratas informáticosUm grupo de piratas (hackers) infiltrou-se no sistema informático e exigiu 1.500€. O acontecimento deu-se no dia 21 de Janeiro, num hotel de luxo nos Alpes Austríacos na localidade de Turrach. Christoph Brandstaetter, director do hotel, decidiu tornar publico o acontecimento para criar o alerta e para que se tome medidas de forma a impedir este tipo de extorsão.

O director do hotel de luxo Romantik Seehotel Jägerwir (na foto) disse ao jornal austríaco de língua inglesa The Local, que já tinham sido atacados 3 vezes por ciber-criminosos, mas que só desta vez é que conseguiram alterar todo o sistema central. Os hospedes já não podiam entrar ou sair dos seus quartos de hotel e não conseguiam programar novos cartões-chave.

O ataque, que coincidiu com o fim de semana de abertura da temporada de inverno e época alta na região, foi supostamente tão eficaz que fez mesmo desligar todos os computadores do hotel, incluindo o sistema de reservas e o sistema de caixa e facturação. Os hackers prometeram restaurar o sistema rapidamente se lhes fosse pago uma quantia equivalente a 1.500 euros em Bitcoin.

O director Christoph Brandstaetter disse: “O hotel estava totalmente reservado com 180 hospedes, não tínhamos outra alternativa, nem a polícia nem o seguro ajudaram neste caso. O restauro do nosso sistema após o primeiro ataque no Verão custou-no vários milhares de euros. Nós não recebemos nenhum dinheiro do seguro até agora, porque nenhum dos culpados foi encontrado.

Quando os hackers conseguiram o dinheiro, desbloquearam o sistema de controlo de acesso e todos os outros computadores, fazendo com que o sistema informático do hotel voltasse a funcionar normalmente.

Publicado em Hotéis nos temas .