OMT diz que Europa recebeu 40% do total dos turistas em 2016

Arco natural numa praia do Algarve em PortugalA chegada de turistas internacionais aumentou 4% na Europa em 2016, atingindo quase 500 mil milhões de visitantes, o correspondente a 40% do total mundial. 2016 foi o sétimo ano consecutivo de crescimento sustentado para a UE-28 após a crise financeira e económica de 2009, contabilizando mais 107 milhões de turistas do que no ano anterior da crise de 2008.

O resultados preliminares foram apresentados no primeiro lançamento do relatório European Union Short-Term Tourism Trends em PDF (Tendências Turísticas de Curta Duração da União Europeia), um acompanhamento regular do turismo da UE pela Organização Mundial do Turismo (OMT) no âmbito da cooperação com a Direcção-Geral do Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e PME (DG GROWTH) da Comissão Europeia (CE).

Apesar dos muitos desafios que a Europa enfrentou em 2016, o turismo voltou a demonstrar uma extraordinária força e resistência, reforçando a sua contribuição para o crescimento económico, a criação de emprego e o bem-estar social na União Europeia a 28.

Os oito destinos da União Europeia na Europa do Sul e do Mediterrâneo são o grupo de países mais visitados da União, impulsionando o crescimento em 8%, com bom desempenho na maioria dos destinos. Portugal cresceu 13%, Espanha (+10%) e Croácia (+9%) lideraram os resultados do grupo, impulsionados pela forte procura dos mercados europeus, em parte devido à segurança e estabilidade destes países. A Espanha, o terceiro destino mais visitado do mundo depois da França e dos Estados Unidos, e o 2º da Europa, acolheu mais 6 milhões de turistas em 2016, totalizando 75 milhões.

Publicado em Destinos nos temas , .