Lanzarote 1º Destino do Mundo certificado pelo Biosphere Responsible Tourism

A ilha de Lanzarote nas Canárias torna-se o primeiro destino global que recebe a certificação Biosphere Responsible Tourism, única e reconhecida pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC), organização internacional, filiada na Organização Mundial do Turismo (OMT), que prevê um sistema global de reconhecimento, aprovação e programas de certificação de acreditação para o turismo sustentável. Assim, o GSTC apoia a trajectória da ilha em sustentabilidade e culmina o trabalho multidisciplinar realizado ao longo dos últimos 2 anos pela equipe de Turismo de Lanzarote.

Lanzarote Destino Turístico Responsável da Biosfera

Depois de ultrapassar o projecto piloto (Early Adopter) que ajudou a estabelecer os critérios a nível mundial de sustentabilidade, esta ilha do arquipélago das Canárias obtêm assim a distinção internacional mais reconhecida, que apoia o trabalho desenvolvido pelos organismos locais, incluindo a responsabilidade social, o desenvolvimento económico, a conformidade ambiental, protecção cultural e envolvimento dos turistas.

Placa no Parque nacional Timanfaya

Pedro San Ginés, presidente do Município de Lanzarote afirmou: É um gesto de reconhecimento pelo trabalho dos governos que me antecederam, à Reserva da Biosfera, de toda a sociedade e operadores desta ilha, durante anos criámos as bases para que isto fosse possível, apesar de alguns erros ao longo do percurso. É o suporte definitivo para o modelo de desenvolvimento que escolhemos entre todos para esta ilha.

A obtenção da certificação de Destino Turístico Responsável da Biosfera não é um fim em si, mas uma forma de melhorar todos os dias a sustentabilidade dos recursos turísticos que Lanzarote tem procurado sistematicamente no seu desenvolvimento.

Os responsáveis do Turismo na ilha afirmaram: “Este selo vai contribuir significativamente para a diferenciação de Lanzarote no mercado internacional de turismo, reforçando a nossa posição juntos dos viajantes sensíveis com a preservação e cuidados com o meio ambiente”.

Plantação de cactos em Lanzarote

O inicio do Processo da Certificação

O processo que culminou com a certificação Biosphere Responsible Tourism começou em Julho de 2012, quando Lanzarote foi designado como um dos projectos piloto de destinos turísticos sustentáveis do mundo pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC). A ilha foi proposta ao GSTC pelo operador turístico TUI Travel UK. Para este operador a ilha reunia uma série de condições e fundamentos que cumpriam os critérios de avaliação ideal para escolha nos Destinos Mundiais Sustentáveis.

Jameos del Agua - Lanzarote Turismo da Biosfera

Outros Galardoados pelo GSTC

Lanzarote foi escolhido conjuntamente com mais 5 destinos que aproveitam o impacto positivo gerado pelo turismo:

  • Delta do Okavango no Botsuana;
  • Condado de Teton (inclui o Parque Nacional de Yellowstone), Wyoming nos Estados Unidos da América;
  • ilhas St. Kitts e Nevis nas Caraíbas;
  • Os fiordes noruegueses;
  • Huangshan na China.

Mapa de Entidades Turísticas Certificadas

Locais, hotéis, parques temáticos e campos de golf com certificação ou em vias de certificação pelo GSTC.

Publicado em Destinos nos temas , , , .