Grécia e Tunísia custam 25M£ ao operador Thomas Cook

O operador turístico Thomas Cook acredita que o tiroteio numas das praia da Tunísia e a crise financeira grega cause uma redução nos lucros anuais em 25 milhões de Libras, mais de 35M€. O gigante de viagens disse que: “Embora o impacto da Tunísia e Grécia continue no 4º trimestre, estamos confiantes em conseguir alcançar um crescimento durante o ano financeiro completo.

As previsões de prejuízos totais antes de impostos foi cortada de 81 milhões de Libras para 44M£ em três meses até 30 de Junho 2015.

O Presidente Executivo Peter Fankhauser disse: “Desde o final do terceiro trimestre, o nosso negócio tem sido influenciado por choques externos significativos”.

“Em resposta aos trágicos acontecimentos na Tunísia, agimos rapidamente e decisivamente, evacuamos mais de 15.000 clientes em cerca de 60 voos e enviamos equipas de assistência especial a oferecer apoio logístico e psicológico aos clientes e funcionários.”

Grécia e Tunisia custam 25M£ à Thomas Cook

“Na Grécia, as nossas equipas locais têm trabalhado afincadamente para assegurar que as questões económicas não perturbem as férias dos nossos clientes. Os nossos funcionários têm mostrado um empenho exemplar durante esta crise, atendendo aos pedidos através de contactos pessoais com dezenas de milhares de clientes.”

Quanto ao futuro, a Thomas Cook adiantou que o Verão 2015 está 78% vendido, o mesmo nº que o ano passado, com as reservas de clientes a melhorarem na maioria dos mercados de origem nos últimos meses.

O negócio no Reino Unido continua a negociar bem, com os meses de pico de saída quase totalmente vendidos e com boas margens. O aumento da procura dos clientes para férias na sua própria marca hotéis aumentou em 38% até agora no decorrente ano.

Publicado em Destinos nos temas , , .