Ucrânia proíbe 25 Companhias Russas (2 já não existem)

Todas as Companhias Aéreas Russas, incluindo a estatal Aeroflot, estão a ser total ou parcialmente proibidas de sobrevoar ou voar de e para o território da Ucrânia. Kiev também proibiu 2 transportadoras que já não existem, AK Bars Aero que teve a sua licença revogada em Janeiro de 2015, e Polet que encerrou as suas operações em Dezembro de 2014.

De acordo com um documento no site do presidente ucraniano Petro Poroshenko, a lista inclui a Aeroflot, maior companhia aérea Russa, e 3 suas subsidiárias:

  • Orenburg Airlines;
  • Rossiya Airlines;
  • Donavia.

Na consulta que efectuamos a 18 de Setembro aos voos em chegada e partida no aeroporto de Borispol em Kiev continuam com ligações regulares das Companhias Aéreas proibidas Aeroflot, Rossiya e S7 Airlines.

Voos russos a 18-09-2015 no aeroporto de Kiev

O presidente Poroshenko salientou que: “A decisão foi tomada em coordenação com os nossos parceiros da União Europeia e os Estados Unidos.

Em Agosto, o governo russo advertiu a União Europeia de uma possível proibição das companhias aéreas ocidentais no seu espaço aéreo, se a Companhia Aérea Aeroflot fosse incluída na lista de sanções Ucraniana.

As sanções da Ucrânia também afectam 28 bancos russos, incluindo o Gazprombank e Rosselkhozbank, mas não incidem sobre o Sberbank, VTB e Vnesheconombank, que têm filiais no país. A lista negra inclui também quatro bancos que perderam as suas licenças de operação na Rússia. Os canais de TV russos também não escaparam ao embargo.

Publicado em Companhia Aérea nos temas .