Associação dos hotéis ingleses quer baixar IVA de 20 para 5%

O novo governo inglês deve baixar a taxa do IVA dos actuais 20% para 5% de acordo com a Associação Hoteleira da Grã-Bretanha (British Hospitality Association – BHA). O preço pouco competitivo dos alojamentos no país tem sido uma das principais razões para os apelos consistentes de reforma fiscal exigidos há mais de 20 anos.

Reivindicações para baixar IVA para 5% no Reino Unido

Tendo em conta o factor da competitividade, a BHA apela à redução do IVA, com base num estudo encomendado pelos Grupos Bourne Leisure e Merlin Entertainments, elaborado pela Deloitte/Turismo, concluiu que um imposto mais baixo sobre o alojamento turístico permitiria criar 80.000 postos de trabalho e gerar um retorno em receita fiscal na ordem de 2.6 biliões de libras nos próximos 10 anos.

A justificação para um corte da taxa do IVA para 5% (o nível mais baixo já existente) referido no dito estudo foi analisado pelo professor Adam Blake da Universidade de Bournemouth (um conselheiro do Tesouro Inglês), utilizando o modelo CGE do Governo, cujas conclusões no seu último relatório são que a redução do imposto faria aumentar o PIB em 4 biliões por ano, gerando milhares de postos de trabalho. Segundo as palavras do professor Blake: “Cortar o IVA do turismo é um dos meios mais eficiente de gerar ganhos no PIB sem custos para o Tesouro”. Detalhes completos sobre a campanha e resumos do estudo podem ser vistos em: www.cuttourismvat.co.uk

Segundo a análise da BHA, o sector de hospitalidade e turismo do Reino Unido continua atrás dos concorrentes europeus mais fortes como a França, Espanha, Alemanha e Itália em termos de competitividade de preços. A posição relativa permanece a mesma desde 2010. Alguns países da EFTA como a Islândia (7%), Liechtenstein (3.8%), Suíça (3.8%) e Noruega (8%) têm taxas de IVA mais baixas.

DSCF2447

Percentagem de IVA sobre hotéis nos Países da Comunidade Europeia em 2014

  1. Dinamarca 25%;
  2. Lituânia 21%;
  3. Eslováquia e Reino Unido 20%;
  4. Republica Checa 15%;
  5. Letónia e Suécia 12%;
  6. Finlândia, Itália, Áustria, França e Espanha 10%;
  7. Eslovénia 9.5%;
  8. Bulgária, Estónia, Irlanda, Roménia e Chipre 9%;
  9. Polónia 8%;
  10. Alemanha e Malta 7%;
  11. Grécia 6.5%
  12. Bélgica, Holanda e Portugal 6%;
  13. Luxemburgo 3%.
Publicado em Hotéis nos temas , .