Medcruise celebra novos terminais de cruzeiro em Lisboa e Heraklion

Vista de cima do novo Terminal de Cruzeiros em LisboaA Associação dos Portos de Cruzeiro no Mediterrâneo (Medcruise) celebrou a inauguração de dois novos terminais de cruzeiros, confirmando o seu compromisso a longo prazo de oferecer infra-estruturas de qualidade e alcançar um crescimento sustentável a longo prazo das actividades de cruzeiro na região.

Heraklion celebrou a abertura oficial do renovado terminal de cruzeiros  – com o vice-presidente da MedCruise, Aris Batsoulis, e o secretário-geral da MedCruise, Thanos Pallis, a juntarem-se ao presidente da Autoridade Portuária de Heraklion (Creta), Apollon Fillppis, na cerimonia.

O terminal, que já recebeu os seus primeiros navios de cruzeiro, inclui um pavilhão permanente cobrindo 1.125 metros quadrados e fornecendo todos os serviços e equipamentos necessários para as chegadas em trânsito e itinerários completos. Operado pelo membro da MedCruise, Port of Heraklion SA, agora está pronto para realizar novas chamadas, com o investimento efectuado a dar um impulso significativo às actividades de cruzeiro hospedadas no porto. A Autoridade Portuária de Heraklion é membro da MedCruise desde 2010, e em 2016, recebeu 239 mil passageiros.

O porto de cruzeiros de Lisboa inaugurou o novo Terminal de Lisboa – com o presidente da MedCruise, Airam Diaz Pastor, que se juntou aos representantes da Autoridade Portuária, Ricardo Medeiros e Ana Lourenço na cerimonia.

Construído e operado pela Global Ports Holding, e após um investimento de 24 milhões de euros num processo de construção que durou mais de dois anos, o novo terminal é um elemento importante do recente desenvolvimento em Lisboa, que foi premiada com a “Melhor Cidade” em 2017 nos Prémios da Wallpaper Magazine. O próprio terminal ganhou o “Melhor projecto de Reabilitação Urbana” na SIL Portuguese Real Estate Fair 2017. O Porto de Lisboa, que organizará a Seatrade Med em Setembro de 2018, é membro da MedCruise desde 2000, enquanto a Global Ports Holding está activamente envolvida através da adesão dos terminais de cruzeiro que opera no Mar Mediterrâneo.

As actividades de cruzeiro no Mediterrâneo e as suas actividades envolventes registaram um crescimento notável: conforme revelam os relatórios de estatísticas anuais da MedCruise, os portos membros da Associação hospedaram em 2016 um total de 27.4 milhões de movimentos de passageiros de cruzeiro e 13.500 escalas – enquanto que no início do século, esses totais foram de 8.6 milhões de passageiros e 10.100 escalas.

Publicado em Destinos nos temas , .