Lufthansa faz proposta à companhia aérea italiana para criar NewAlitalia

Caudas de aviões da Luftansa e da AlitaliaO Grupo Lufthansa apresentou uma proposta à companhia aérea italiana, expressando o seu interesse em criar uma Nova Alitalia (NewAlitalia). A Lufthansa optou por não fazer uma oferta a toda à transportadora nacional de Itália, mas manifestou interesse em apenas partes do tráfego da rede global e europeia e negócios locais ponto-a-ponto.

A oferta do Grupo Lufthansa inclui um conceito para uma Nova Alitalia (NewAlitalia) estruturada com um modelo de negócios objectivo, que poderia desenvolver perspectivas económicas de longo prazo, e junta-se à também proposta da easyJet. O conteúdo de todas as ofertas permanece confidencial. Mas de acordo com o diário Corriere della Serra, a proposta é de 500 milhões de euros para aviões, rotas e tripulações, e consideraria cortar 6.000 empregos e reduzir a rede de média distância, de acordo com informações de fontes anónimas e não comentado pelo grupo alemão.

A easyJet foi menos especifica quanto à sua proposta, mas reconheceu que estava entre os candidatos à aquisição da Alitalia e que visava certos activos de uma companhia reestruturada. Aqui também, a confidencialidade foi mantida, e a low cost britânica prometeu informações actualizadas quando apropriado. Os outros cinco concorrentes à Alitalia não se revelaram, mas surgiriam rumores que referem uns investidores chineses e a Norwegian Air. A Ryanair que também tinha mostrado interesse desistiu para se dedicar a 100% ao seu problema com a tripulação.

A proposta da Lufthansa foi entregue no prazo fixado pelo governo que era até 16 de Outubro, embora o governo italiano tenha adiado para 30 de Abril a apresentação de novas ofertas, e em simultâneo aumentou para 900 milhões de euros o empréstimo concedido à Alitalia.

Publicado em Companhia Aérea nos temas , .