Kuwait Airways fecha rota Londres-Nova Iorque por recusar Israelitas

Logo da Companhia Aérea Kuwait AirwaysA Kuwait Airways deixou de aceitar reservas para os voos entre Londres e Nova Iorque para evitar ter de vender bilhetes aos Israelitas. A companhia aérea tinha sido notificada pelo Departamento de Transportes dos Estados Unidos (DoT) para parar de recusar passageiros de cidadania israelita entre os EUA e qualquer outro destino, após um cidadão de Israel, Eldad Gatt, ter sido impedido de voar na Companhia em Outubro.

Entretanto o DoT informou que a Kuwait Airways decidiu suspender as operações entre o aeroporto JFK em Nova Iorque e Heathrow em Londres.

A Companhia Aérea afirma que impede os nacionais de Israel de voarem nos seus aviões de acordo com a lei em vigor no Kuwait, e não mantêm nenhuma política discriminatória porque vende passagens aéreas a todas as pessoas independentemente da raça, nacionalidade ou religião, desde que possuam um passaporte válido no Kuwait.

Entretanto a companhia aérea entrou com uma acção judicial contra o DOT que poderá chegar aos tribunais.

A Kwait continuará a operar os seus vôos diários até Fevereiro de 2016, entre Londres e Nova York, para os passageiros que já compraram os bilhetes de avião mas não aceitará quaisquer novas reservas.

A companhia aérea planeia continuar a operar três voos por semana nas rotas entre:

  • Heathrow e Kuwait City;
  • JFK e Kuwait City.

A companhia aérea opera a rota Kuwait City – Londres Heathrow – Nova Iorque JFK desde o final da década de 1970. No sistema GDS na lista da Kuwait Airways é visível a seguinte observação “Titulares de passaportes israelitas não estão autorizados a viajar no KU“.

Publicado em Companhia Aérea nos temas , .