Iberia inaugura exposição fotográfica: 70 anos na América Latina

Cartaz da Exposição Iberia 70 anosA companhia aérea Iberia abriu a sua exposição 70 anos na América Latina patente na Casa de América, organizada pela EFE (Agência de Noticias Internacional Espanhola). A exposição integra uma selecção de 47 fotografias que percorrem sete décadas de voos entre Espanha e a América Latina.

As visita podem ser efectuadas até ao dia 18 de Novembro, no horário habitual da Casa de América na Praça Cibeles em Madrid: de segunda a sexta-feira das 11 às 19h30 e aos sábados das 11 a 15 horas.

A exposição contém:

  • Instantâneos de aviões de diferentes épocas, desde os DC4 até aos Arbus A330, passando pelos míticos Caravelle ou Jumbo;
  • Clientes famosos como Evita Perón e os actores Imperio Argentina Cantinflas ou o futebolista Di Stefano;
  • Funcionários da companhia aérea executando diferentes tarefas, desde a elaboração do catering, facturação das bagagens ou limpeza dos aviões, mostrando os diferentes uniformes que a Iberia teve ao longo destes 70 anos.

Como foi o primeiro voo da Iberia sobre o Atlântico há 70 anos

No dia 22 de Setembro de 1946, a Iberia fez seu primeiro voo entre a Europa e a América Latina, que teve como destino Buenos Aires, tornando-sena primeira companhia aérea a disponibilizar voos regulares para essa região após a Segunda Guerra Mundial. O voo durou 36 horas e fez paragens em Villa Cisneros (actual Dakhla no Sahara Ocidental), Natal e Rio de Janeiro no Brasil.

Foi um DC4, com capacidade para 44 passageiros e aterrou no aeroporto de capital de Morón na capital da Argentina. Estes voos também envolveram a introdução da primeira tripulação e catering a bordo: nesses primeiros voos era servido frango frito, tortilla espanhola, ovos cozidos e chocolates. O preço do bilhete entre Madrid e Buenos Aires em 1946 era 7.250 pesetas.

Neste primeiro voo entre os passageiros viajou a criança Francisco Botas, setenta anos depois, ainda é um cliente regular da Iberia. A companhia aérea quis reconhecer sua lealdade, dando-lhe o Iberia Plus Singular, um cartão que só tem pessoas únicas, como Pau Gasol, Mario Vargas Llosa, a duas vezes campeã mundial de Badminton, Carolina Marin, e o campeão mundial de patinagem artística, Javier Fernández.

Outras publicações de Exposições de Companhias Aéreas.

Publicado em Companhia Aérea nos temas .