Viagens El Corte Inglés assina Código Global de Ética do Turismo

Viagens El Corte Inglés assina Código Global de Ética do Turismo da OMTViagens El Corte Inglés assinou o Compromisso do Sector Privado com o Código Global de Ética para o Turismo da OMT, um elemento chave dos esforços das empresas de turismo no domínio da responsabilidade social das empresas. Com mais de 1.2 mil milhões de viajantes internacionais em 2016, o turismo tornou-se um dos catalisadores mais poderosos para o desenvolvimento dos países. A sua capacidade de criação de emprego – 1 em cada 11 postos de trabalho em todo o mundo é gerada pelo sector – para promover a protecção ambiental e criar sinergias entre as nações faz com que seja uma ferramenta vital da Agenda 2030 para o Desenvolvimento.

Neste contexto, o Código Global de Ética para o Turismo da OMT constitui um roteiro importante para orientar a crescente responsabilidade de todos os actores envolvidos na preservação do meio ambiente, da cultura e das comunidades locais.

O Secretário-geral da OMT -Geral Taleb Rifa disse: “A adição da Viagens El Corte Inglés à lista de empresas comprometidas com o Código Global de Ética para o Turismo é um dos marcos mais significativos de 2017, particularmente quando estamos a celebrar o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento“.

Viagens El Corte Inglés é também uma das empresas participantes no projecto realizado pela OMT e pelo Pacto Global sobre turismo e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (SDG).

O Código inclui princípios como o respeito pelos direitos humanos e pelo património cultural, a protecção do ambiente e das comunidades mais vulneráveis, bem como conceitos como a inclusão, a igualdade de género e a acessibilidade. “Este é um documento universal que contém valores morais que todas as sociedades do século XXI aceitaram como fundamentais”, disse o Secretário-Geral.

Por seu lado, Juan Luis Vassallo Saavedra, Director de Assuntos Jurídicos e Secretário do Conselho de Administração da Viagens El Corte Inglés, explicou: “A sustentabilidade significa muito mais do que reflorestar ou praticar a filantropia, é uma reafirmação de nosso forte vínculo com a sociedade da qual fazemos parte e, acima de tudo, uma forma de criar valor duradouro”.

O Código de Ética, que está actualmente em processo de conversão em convenção internacional, foi aprovado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2001 com a intenção de convidar os Estados membros a aplicarem princípios éticos relacionados ao turismo. Até à data, 493 empresas e associações de 67 países assinaram o Compromisso.

Publicado em Notícias nos temas , .