Doença misteriosa no voo AA109 ataca passageiros e tripulação

Ambulâncias junto ao avião da American Airlines em Londresvoo AA109 do dia 27 de Janeiro de 2016 da American Airlines (AA) que fazia a ligação entre Heathrow e Los Angeles teve que efectuar o procedimento de regresso a Londres quando vários tripulantes e passageiros se sentiram mal e começaram a ficar doentes.

A ligação da Companhia Aérea norte-americana em direcção aos Estados Unidos levava 172 pessoas a bordo, e a decisão de retorno ao aeroporto de partida foi decidida pelo comandante, quando diversos comissários de bordo desmaiaram nos corredores, levando ao receio de contaminação do ar condicionado.

O voo já tinha percorrido aproximadamente 2 horas e 30 minutos e sobrevoava a Islândia quando um anúncio na cabine, que se encontrava na altura de luzes apagadas, perguntava se existia um médico, enfermeiro ou assistente de saúde a bordo para se deslocar à parte frontal do avião. De seguida as luzes foram ligadas e houve muito comoção, segundo relataram vários passageiros.

O voo voltou para Londres Heathrow, onde acabou por aterrar 5 horas depois de ter partido e foi recebido por ambulâncias, carros de polícia e bombeiros. Os passageiros não foram autorizados a desembarcar até terem sido efectuadas diversas verificações e diligências.

Há relatos de que 7 tripulantes e alguns passageiros adoeceram, embora o Serviço de Ambulâncias de Londres ter indicado que assistiu seis pacientes que sofriam de mal-estar, e que acabaram por ter alta algumas horas depois.

Um porta-voz da American Airlines disse: “Dois passageiros e alguns dos nossos (16) comissários de bordo queixaram-se de tonturas durante o voo.”

O mesmo funcionário da AA disse que as equipas de manutenção realizaram uma inspecção completa da aeronave, um Boeing 777-300ER, no entanto não pode confirmar se a aeronave estava operacional para voltar ao serviço.
E acrescentou: “Pedimos desculpas aos nossos clientes pelo inconveniente. Muitos de nossos clientes já foram reencaminhados através de outras Companhias para o destino final e estamos em contacto com os restantes para os levar de volta a Los Angeles ou o seu destino final o mais rápido possível.”

Publicado em Companhia Aérea nos temas , .