CR Aviation tem de devolver 1.5M euros à Segurança Social de Moçambique

Cessna 208B da Companhia Aérea CR Aviation de MoçambiqueA Companhia Aérea Regional CR Aviation tem de devolver cerca de 84 milhões de Meticais, aproximadamente 1.5 milhões de euros ao Instituto Nacional de Segurança Social de Moçambique (INSS). O INSS investiu ilegalmente esta verba na CR Aviation durante 2015 e procura agora recuperar o seu investimento.

O INSS adquiriu 15% de quota da Companhia Aérea num plano nacional de investimento em pequenas e médias empresas moçambicanas (PME). Estes fundos foram utilizados pela Companhia Aérea para adquirir 4 novos aviões para além de outras despesas correntes.

Contudo o Governo Moçambicano considera este apoio ilegal e ordenou que o INSS cancelasse futuros investimentos e reavesse o capital investido. Segundo Vitoria Diogo, Ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social o acordo viola várias regras em particular a que o referido Instituto só pode investir em empresas de capital aberto, ao que a CR Aviation não preenche os requisitos.

A CR Aviation é uma companhia aérea Turística de Moçambique com uma rede de serviços domésticos regulares para os melhores destinos turísticos em Moçambique e em toda a fronteira com o Parque Nacional Kruger, na África do Sul.

A partir de sua base Maputo, a Moçambicana CR Aviation oferece diariamente voos regulares para:

  • Bazaruto;
  • Medjumbe;
  • Ibo;
  • Matemo.

Ao fim de semana voa para Ponta do Ouro, Inhaca e Machangulo. Também disponibiliza voos charter privados.

CR Aviation foi formada em Outubro de 2012 e opera 12 aeronaves que variam em tamanho de 4 a 19 assentos. Actualmente tem 30 funcionários dos quais 15 são pilotos. A Companhia pertence à Associação Moçambicana dos operadores aéreos (AMOPAR).

Publicado em Companhia Aérea nos temas .