Companhia Portugália passa a TAP Express com 17 novos aviões

4 caudas dos novos aviões da Companhia Aérea TAP ExpressA Companhia Aérea Portugália vai passar a chamar-se TAP Express e vai ver a sua frota renovada com mais 17 aviões. Mudança de nome e estratégia que vai pôr a TAP Express a ligar as duas principais cidades portuguesas com voos de hora a hora, no total 16 frequências diárias. A rota Lisboa-Porto ficará assim com uma ponte aérea e a promessa de ter tarifas com preços desde 39€ já com as taxas incluídas.

A companhia portuguesa segue assim a sua congénere espanhola IBeria que também tem uma filial de nome Express para os voos regionais e no segmento Low-Cost. No entanto nesta conferência de Imprensa não houve qualquer associação entre a mudança de nome e estratégia com o segmento de baixo custo, embora pelos preços apresentados tudo indica que será esse o rumo.

A mudança do nome vai permitir aumentar a visibilidade internacional desta subsidiária, cuja facturação corresponde a 75% de negócio fora de fronteiras. O reforço para a frota da TAP Express será feito com 17 aeronaves correspondente a um investimento de 400 milhões de euros em sistema de leasing constituída por:

  • 8 ATR-72 com 70 lugares;
  • 9 Embraer 190 com capacidade para 110 passageiros.

Simulação dos ATR-72 e Embraer 190 TAP Express

O plano de modernização visa afastar a má reputação da frota da Companhia Aérea que é considerada uma das mais envelhecidas da Europa, para além de proporcionar outros voos que só na operação da ponte aérea entre o Porto e Lisboa vão permitir uma rentabilidade acrescida de 60 milhões de euros, um crescimento de 47% dos lugares oferecidos e uma poupança significativa dos consumos combustível.

Aproximadamente 50% dos aviões vão ser adquiridos directamente às construtoras aeronáuticas e os outros 50% pertencem à Azul Linhas Aéreas, do qual o actual accionista da TAP Portugal David Neeleman, é um dos fundadores.

Novidades na TAP

Embora sem adiantar novas rotas para a empresa mãe TAP, Fernando Pinto, actual presidente da Companhia indicou que continuam a trabalhar em novos destinos nomeadamente duas cidades nos Estados Unidos.

Aqui jogamos na antecipação e apostamos em Orlando e Fort Lauderdale na Florida, que são hubs da Azul nos EUA.

A partir de 27 de Março a TAP vai aumentar em 59 voos semanais nas rotas que já opera actualmente.

Apesar das especulações a transportadora continua a apostar nas ligações internacionais do Porto para o Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro) e Nova Iorque.

Publicado em Companhia Aérea nos temas , .