Cinque Terre na Ligúria em Itália vai ter acesso com bilhete

Uma das vilas do Cinque Terre na Riviera Ligúria em ItáliaCinque Terre, uma das principais atracções turísticas da Riviera na Ligúria em Itália, vai ter um sistema de acesso com bilhetes durante o Verão para limitar o número de turistas que passeiam por este percurso pedonal ao longo da costa entre Punta Mesco e o cabo Montenero. O acesso ao belo e acidentado litoral será fechado uma vez que o número de visitantes chegue aos 1.5 milhões, a fim de preservar a cultura local.

Existem planos para reduzir drasticamente o número de turistas, durante a época alta, que visitam a área que foi considerada Património da Humanidade pela Unesco em 1997, já que existem riscos de destruição da zona pela avalanche de autocarros e navios de cruzeiro.

Cerca de 2.5 milhões de turistas entraram no pitoresco parque no noroeste da região da Ligúria em Itália durante 2015 para visitar as cinco pequenas aldeias de pescadores, que são ligadas por trilhos estreitos nas falésias.

Os moradores dizem que os passageiros dos navios de cruzeiro que atracam em portos próximos invadem as suas comunidades e o director do Parque Cinque Terre disse que este ano não entrariam mais de 1.5 milhões de visitantes.

As estradas que conduzem até Cinque Terra vão ser equipadas com dispositivos para medir o número de pessoas que passam em direcção às aldeias e uma vez que determinado número seja atingido, o acesso será fechado. Os bilhetes serão vendidos através de um site na internet e uma aplicação para smartphones será criada para indicar aos turistas as aldeias mais congestionadas e com o acesso vedado.

Publicado em Destinos nos temas .