Aterragem mal feita faz rebentar pneu de A350 da Air Caraïbes (video)

Pneu rebentado do trem de aterragem do A350 da Air CaraïbesUm avião Airbus A350-900 da Air Caraïbes teve uma aterragem atribulada no passado domingo no aeroporto de Pointe-à-Pitre na ilha de Guadalupe nas Caraíbas, depois de um pneu ter rebentado após uma aterragem mal calculada pelos pilotos.

A câmara exterior do A350-900 MSN91 com matricula F-HNET que podia ser vista no visor do assento foi filmada por um passageiro, e revela o que se passou, mostrando que o trem de aterragem dianteiro tocou a pista molhada desviado da linha central, fazendo com que o trem do lado direito rodasse na relva provocando o seu rebentamento.

Os pilotos conseguiram com perícia concluir a aterragem com êxito após reposicionamento do avião. Ninguém ficou ferido no incidente, mas o tráfego do aeroporto de Guadeloupe-Pôle Caraïbes foi interrompido das 18:00 às 20:40 de acordo com o seu comunicado.

A aeronave Air Caraïbes ficou imobilizada na pista, onde os passageiros foram desembarcados e conduzidos às instalações do aeroporto em autocarro. Duas outras grandes companhias aéreas ficaram com os seus voos em espera para aterrarem até à reabertura da pista após a intervenção das equipas técnicas. O incidente, obviamente, causou atrasos na operação do aeroporto. Descrição da rota correcta e da rota tomada:

A reparação do trem de aterragem fez-se no domingo à noite e a aeronave foi posta em operação às 3:40 da manhã num estacionamento de carga. Finalmente partiu para Paris segunda-feira à noite, aterrando terça-feira às 9:30 sem nenhum outro problema.

Publicado em Companhia Aérea nos temas .