Airlines for Europe avisa para filas de até 4 horas no aeroporto de Lisboa

A4E alerta para filas de 4 horas em aeroportos europeus no controlo de fronteiraSegundo a Associação Airlines for Europe (A4E) milhares de voos tiveram saíram atrasados porque os controlos das fronteiras da UE estão a mostrar-se significativamente insuficientes para cumprir os apertados controles de imigração, levando mesmo que alguns passageiros tenham perdido os seus voos.

Durante esta movimentada temporada de viagens de verão, os passageiros das companhias aéreas tornaram-se vítimas do impacto desproporcional que a implementação de um novo regulamento da UE está a ter sobre o fluxo de tráfego nos aeroportos europeus. O regulamento refere-se ao reforço dos controlos das bases de dados nas fronteiras externas.

“Os Estados-Membros precisam tomar todas as medidas necessárias para evitar tais interrupções e reforçarem o pessoal e recursos adequados em número suficiente para realizar os controlos solicitados. A A4E sublinhou os tempos de espera desproporcionais e o fluxo interrompido de tráfego nas fronteiras externas com a Comissão Europeia e exige uma solução rápida em nome dos passageiros e das companhias aéreas europeias”, afirmou Thomas Reynaert, Director-Geral da A4E.

“Especialmente durante a alta temporada do ano, os viajantes enfrentam longas filas e não podem entrar nos seus voos. A fila com espera até quatro horas tem sido habitual nos aeroportos de Madrid, Palma de Maiorca, Lisboa, Lyon, Paris-Orly, Milão ou Bruxelas, causando imagens vergonhosas de passageiros devastados em frente a cabines de imigração, em linhas que se estendem em centenas de metros. Em alguns aeroportos, os atrasos dos voos aumentaram 300% em relação ao ano passado – os Estados-Membros devem assumir a responsabilidade por isso”, acrescentou Reynaert.

 O regulamento não está totalmente implementado em todos os Estados-Membros, o que pode levar a uma interrupção ainda maior durante as próximas semanas. O período de seis meses para implementar o regulamento termina a 7 de Outubro de 2017.

A A4E que nasceu em 2016, afirmou que apoia plenamente os esforços da UE para reforçar os controlos nas fronteiras externas, de modo a preservar a área de livre circulação de Schengen, mas a incapacidade dos Estados-Membros de fornecer recursos eficientes está a afectar directamente as operações das companhias aéreas europeias nos aeroportos europeus.

Publicado em Notícias nos temas .