Air Senegal é a nova companhia aérea nacional deste país de África

Símbolo e avião da antiga Companhia Aérea Senegal AirlinesNasceu uma nova companhia aérea nacional na África Ocidental. A Air Senegal vem substituir a defunta e altamente endividada Senegal Airlines (na foto). O nome atribuído a esta transportadora já pertenceu no passado a uma Companhia Aérea regional com sede em Dakar e que operou até Abril de 2009. O Senegal revogou o certificado de operador aéreo da transportadora anterior, Senegal Airlines, que acumulou dívidas superiores a 100 mil francos CFA em menos de cinco anos de funcionamento. O estado possuía uma participação minoritária e no momento em que a empresa foi encerrada, a companhia aérea não possuía qualquer aeronave.

A actual Ministra Senegalesa do turismo e transportes aéreos, Maimouna Ndoye Seck, durante o anúncio, disse que a nova empresa foi criada com um capital de 40 mil milhões de francos CFA, cerca de 62 milhões de euros. Ela observou que o governo pretende tornar a nova companhia aérea operacional o mais rapidamente possível, e que estava à procura de um forte parceiro estratégico.

A televisão estatal deste país africano disse na sexta-feira que a Turkish Airlines era a Companhia Aérea internacional favorita para ficar com uma participação na Air Senegal, no seguimento da visita do Presidente Senegales Macky Sall a Istambul na Turquia, para uma reunião de cúpula das nações islâmicas.

Um representante do ministério do turismo confirmou que o estado tinha contribuído para o capital inicial acrescentando que o total acabaria por mais que duplicar para 100 mil milhões de francos CFA. A exploração de companhias aéreas na África Ocidental têm sido desde há algum tempo um negócio cheio de sobressaltos, embora existam alguns casos de sucesso, como a companhia aérea de bandeira da Costa do Marfim, Air Cote d’voire.

Publicado em Companhia Aérea nos temas .