Aeroporto de Bali encerrado devido a cinzas do vulcão no Monte Agung

Monte Agung na ilha de Bali na IndonésiaO governo indonésio fechou o Aeroporto Internacional Ngurah Rai em Bali, enquanto o Monte Agung continua a expelir cinzas potencialmente perigosas na atmosfera.

Em simultâneo, as autoridades elevaram o estado de alerta para o nível mais alto e aumentaram a zona de exclusão ao redor do vulcão. A decisão de fechar o aeroporto deixou milhares de turistas isolados neste destino turístico. Segundo as autoridades, o aeroporto está programado para reabrir às 07:00 da manhã de terça-feira, hora local.

A decisão de fechar o aeroporto Ngurah Rai em Bali foi tomada após uma cuidadosa análise pelas autoridades aeronáuticas nacionais, o Centro de Mitigação de Desastres Geológicos e o Centro de Consulta Vulcânico Darwin, disseram autoridades.

Embora haja pouco presença de cinzas vulcânicas nas regiões do sul de Bali, a evidência de cinzas em altitudes mais altas na abordagem à aterragem e descolagem levou a decisão de fechar o aeroporto. As autoridades dizem que a qualidade da atmosfera sobre Bali, será analisada continuamente.

As autoridades informaram que as pessoas incluindo os turistas que se encontram no sul de Bali – uma área a cerca de 60 a 70 quilómetros do vulcão – não são uma ameaça directa da erupção do vulcão. A zona de perigo é uma pequena área com um raio de aproximadamente dez quilómetros em torno da cratera do Monte Agung. Todas as actividades turísticas e actividades de trekking perto de Mount Agung foram suspensas até novo aviso. Bali é um dos destinos da moda este ano a par com Lisboa e Marraquexe.

Os visitantes com necessidade urgente de continuar a sua viagem estão a ser aconselhados a seguirem de autocarro e ferry de Bali para Surabaya (aproximadamente 12 horas) até ao aeroporto internacional mais próximo.

Publicado em Destinos nos temas .