Adeus Jet lag no novo A350 em fibra de carbono da Qatar Airways

Jet lag com o A350 da Qatar nos voos Nova Iorque e DohaO novo Airbus A350 XWB da Qatar Airways tem 50% da estrutura em plástico reforçado com fibra de carbono que permite manter a resistência e durabilidade em muito menos peso. Uma combinação de luzes, renovação de ar e pressão na cabine permite eliminar quase totalmente os efeitos do Jet Lag.

Menos peso e menos combustível

Estas novas aeronaves foram projectadas para terem uma vida útil de 30 anos, isto quer dizer que só devem sair de serviço em 2045. Os estudos, testes, projectos e desenvolvimento do Airbus A350 XWB custaram ao longo destes anos 13.500 milhões de euros.

O compósito de que são feitos é menos susceptível à corrosão do que os seus antepassados em alumínio. Quanto mais leve o avião, menos energia precisa para voar. Para ajudar a aerodinâmica os engenheiros projectaram as asas para serem muito maiores em tamanho, cerca de 20% mais que os modelos anteriores e 10% mais compridas.

Estas inovações reduzem o ruído e melhoram o desempenho a baixas velocidades. Todos estes factores conjugados com os ultra-eficientes motores Rolls Royce permitem uma economia de combustível que a Airbus afirma ser 25% melhor do que os aviões de tamanho similar dos concorrentes.

O que é o Jet lag?

Jet lag é o cansaço resultante de uma longa viagem de avião através de vários fusos horários.

O relógio do organismo do ser humano está sincronizado com a rotação da Terra e consequentemente com o horário onde habitualmente vive e faz a sua rotina. Após um voo intercontinental na direcção Leste-Oeste ou Oeste-Leste todo este ritmo é alterado.

Acredita-se que o cansaço resulta de factores biológicos internos devido às alterações no ritmo do sono e refeições que causam mudanças hormonais e fisiológicas.

Alterações no Airbus A350 XWB para acabar com o jetlag

Para reduzir o desgaste físico e stress do relógio interno do nosso corpo, o avião está equipado com luzes LED que alteram a sua cor tentando imitar a luz natural do sol e dar a sensação de variação de temperatura. Estas mudanças que se efectuam na cabine a bordo dos voos de longa distância são sincronizadas com os ritmos circadianos naturais.

Para além da luz, outros dos factores importantes na prevenção do jet lag é o ar que respiramos. O novo sistema de filtragem do avião renova o ar de 2 em 2 minutos. A cabine é pressurizada a 6.000 pés, que segundo os estudos efectuados pela Airbus proporcionam maior conforto aos passageiros.

Publicado em Companhia Aérea nos temas .