4 Aeroportos do Brasil passam a ser geridos pela Vinci, Fraport e Zurich

Aeroporto de Fortaleza concessionado à FraportSão 4 aeroportos do Brasil que acabaram de passar para a tutela de três grupos europeus. O alemão Fraport ganha Fortaleza e Porto Alegre, o francês Vinci fica com Salvador da Bahia, e finalmente, o grupo suíço Zurique ganhou a concessão de Florianópolis. O grupo alemão Fraport ganhou a concessão do aeroporto do nordeste brasileiro Pinto Martins (Fortaleza) por 425 milhões de reais, e Porto Alegre no sul do Brasil por 290.5 milhões de reais.

O grupo Vinci, que tem a concessão dos aeroportos portugueses, ganhou o concurso lançado pelo governo brasileiro para a plataforma Luís Eduardo Magalhães de Salvador da Bahia, o nono aeroporto do país com 9 milhões de passageiros por ano, pelo valor de 660.9 milhões reais. Por 30 anos, irá garantir a operação, manutenção e expansão do terminal existente e do sistema de pistas.

A concessão do Aeroporto Internacional Hercílio Luz localizado em Florianópolis que movimentou 3.6 milhões de passageiros em 2016, foi vendida por 83.3 milhões de reais ao grupo suíço Flughafen Zürich, que já explora o aeroporto de Belo Horizonte no Brasil.

Os grupos que ganharam as concessões foram os únicos candidatos e todos de origem europeia. Este concurso, permitiu ao governo brasileiro encaixar 3.7 mil milhões de reais, com o primeiro pagamento a ser efectuado a 28 de Julho.

,

Deixe aqui o seu comentário